terça-feira, 21 de outubro de 2025

              


    
Vamos ao Museu ASM e CONHECER A NOSSA ESCOLA

 


Falou- se de Aristides de Sousa Mendes , em visita ao Tributo 2004 (Re) visitar ASM, na EBASM, na perspetiva de estudar o passado, para compreender o presente e... preparar o futuro...que se quer de PAZ!
Participação dos alunos das turmas do 8º ano de todo o Agrupamento de Escolas de Carregal do Sal no "Mural da Consciência" ...um workshop de azulejo para reflexão do tema, antes da visita ao Museu Aristides de Sousa Mendes
Parabéns a todos os alunos pelo seu contributo artístico, dando cor à iniciativa no âmbito da Cidadania em parceria com o Projeto UNESCO." Dever de Memória, jovens pelos Direitos Humanos".

            







ON/OFF conectar o EU



            ON/OFF conectar o EU

 O Dia Mundial da Saúde Mental, celebrado a 10 de outubro, é uma data que visa aumentar a conscientização sobre a saúde mental e os desafios enfrentados por pessoas com transtornos mentais.

Em 2025, com enfoque especial no bem-estar digital e no impacto das redes sociais na saúde mental. Este tema, especialmente relevante considerando o aumento do uso das redes sociais e como elas podem afetar o bem-estar psicológico de todos, é o ponto de partida para uma abordagem a várias patologias como:

Depressão, Ansiedade, Fobias, Transtornos Alimentares, Bulimia, Anorexia,  Transtorno Obsessivo Compulsivo (TOC), Transtorno bipolar, Esquizofrenia, Alzheimer, Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH), Transtorno de personalidade limítrofe, Dependências e substancias aditivas, entre outras.

Os alunos do curso de Artes Visuais do Agrupamento de Escolas de Carregal do Sal, nomeadamente as turmas do 10º B, 11º C e 12º B, foram desafiados, na área de Desenho A, a ilustrarem uma patologia inscrita no leque das mais comuns e expressarem, numa linguagem plástica e escrita a sua visão sobre a temática, orientados pelas docentes Isabel Várzeas e Josefa Reis.

As Ilustrações, foram estruturadas em tamanho A4, trabalhadas a lápis de cor e marcador, com memória descritiva, escrita à mão a caneta preta num formato A5 e colocada num envelope construído para o efeito. Este elemento, em forma de carta endereçada ao próprio, foca o tema no geral, num paralelismo de “confidências pessoais” visando a reflexão sobre uma análise do bem-estar individual e social, da necessidade da partilha e conexão física entre pares, onde se secundariza o digital, numa harmonia de escolha dos signos visuais e dos materiais para a interpretação plástica do tema.

Esta atividade, desenvolvida pelo grupo 600, na área do Desenho A, tem a parceria do Projeto UNESCO- Dever de Memória, jovens pelos Direitos Humanos” que na sua temática relembra o pior episodio humanitário, a 2ª Guerra Mundial e Holocausto, onde “a eugenia e a exclusão de pessoas com doenças mentais e deficiências começou sob o Terceiro Reich, numa perseguição que se tornou sistemática e mortal. Entre 1933 – 1945, mais de 200 mil pessoas com transtornos mentais e deficiências físicas foram assassinadas e 400 mil foram submetidos a esterilização forçada.” O resultado dos trabalhos será feito uma exposição temporária.

Texto: Josefa Reis


Fotos: Josefa Reis e Isabel Várzeas