quarta-feira, 11 de dezembro de 2013

Comemoração dos 65 Anos da Declaração Universal dos Direitos Humanos no Agrupamento

            No dia 10 de dezembro, na biblioteca da Escola Sede, o momento musical (violinos) dinamizado por alunas, do Ensino Integrado do Conservatório, do 9º A e a distribuição de marcadores de livros pelo 12º B, contendo os direitos humanos, abriram a exposição subordinada a esta temática. A referida exposição poderá ser visitada até ao final do período.
            Na parte da tarde deste primeiro dia, foi apresentado, no mesmo espaço, uma dramatização de um texto de Luther King por um aluno do 9º B. Ao longo da semana dinamizar-se-ão outras iniciativas, tais como a projeção de documentário e filmes relativos à temática: “Aristides de Sousa Mendes – o cônsul injustiçado”, “ O Pianista”, “ A lista de Shindler” e “ O rapaz do pijama às riscas”.
          Esta iniciativa insere-se no projeto, Dever de Memória – Jovens pelos Direitos Humanos, dinamizado pelo Departamento de Ciências Sociais e Humanas, com a colaboração do CEF de Fotografia, que foi apresentado, este ano letivo, para candidatura à rede de Escolas Associadas da UNESCO. Os referidos alunos de CEF realizaram calendários com imagens ilustrativas dos direitos do homem.
          Na Escola Básica Nº 2 e na Escola Aristides de Sousa Mendes desenvolveram-se também atividades no âmbito desta comemoração.
          Assim, na Escola Básica Nº 2 está a decorrer uma exposição de trabalhos dos alunos relativa a Direitos Humanos com a sinalética associada ao trânsito.
          Na Escola Aristides de Sousa Mendes, o 9º E ofereceu, aos Meninos do 4º Ano, a leitura expressiva do conto “O Homem que ficou sem sono…” de José Jorge Letria, acompanhada de uma projeção (em ppt) que o ilustrava.
        No intervalo, no átrio desta mesma escola, as alunas, também do 9º E, dinamizaram, com acompanhamento da Profª Júlia Abrantes, um momento de canções alusivas aos Direitos Humanos e ao Natal seguida de distribuição de marcadores de livros em Português e Inglês, elaborados pela mesma turma, bem como de material doado pela AI Portugal.
      
 
Dores Fernandes e Helena Romão

1 comentário:

  1. Quando comemorarem os 60 anos da Morte de Aristides de Sousa Mendes, gostaria de receber informação acerca dessa actividade. Obrigado

    ResponderEliminar

Participa com o teu comentário. Ele será útil para o debate e/ou, se for o caso, poderá ajudar a melhorar esta página. Obrigada