domingo, 27 de agosto de 2017

Inauguração do Museu de Vilar Formoso

VILAR FORMOSO "FRONTEIRA DA PAZ"

Dia 26 de agosto, a praça em frente à estação de caminho de ferro de Vilar Formoso encheu-se de pessoas para um momento histórico, a inauguração do Núcleo Museológico e Memorial dedicado aos refugiados do holocausto nazi e ao cônsul  Aristides de Sousa Mendes.

Um dia memorável para os naturais de Vilar Formoso e para todos os que admiram e prestam homenagem a Aristides de Sousa Mendes, pelo seu ato de consciência que o levou a salvar milhares de refugiados.

A cerimónia foi presidida pelo Senhor Presidente da República, que afirmou que este Museu era uma merecida homenagem aos habitantes de Vilar Formoso, pela solidariedade para com os refugiados, mas também ao povo português pelo seu caráter hospitaleiro e também uma manifestação de respeito pelas diferenças e por conseguinte contra o terrorismo. Foi marcada pela presença de refugiados, na altura de tenra idade, ou seus descendentes, dos vários cantos do mundo, por familiares de Aristides de Sousa Mendes e admiradores da causa.




Localizado nos antigos armazéns da estação ferroviária, este espaço museológico, iniciativa da Câmara de Almeida, afirma-se pela sua carga simbólica, os valores da liberdade e da paz, para toda aquela gente e por isso um local de memória. Na sua memória teria, igualmente, ficado a bondade dos naturais das várias povoações de acolhimento, como Figueira da Foz, Curia, Caldas da Rainha e Estoril, às quais se dedica, também, um núcleo.
P'la Equipa UNESCO
Dores Fernandes

Sem comentários:

Enviar um comentário

Participa com o teu comentário. Ele será útil para o debate e/ou, se for o caso, poderá ajudar a melhorar esta página. Obrigada