VILAR FORMOSO "FRONTEIRA DA PAZ"
Dia 26 de agosto, a praça em frente à estação de caminho de ferro de Vilar Formoso encheu-se de pessoas para um momento histórico, a inauguração do Núcleo Museológico e Memorial dedicado aos refugiados do holocausto nazi e ao cônsul Aristides de Sousa Mendes.
Um dia memorável para os naturais de Vilar Formoso e para todos os que admiram e prestam homenagem a Aristides de Sousa Mendes, pelo seu ato de consciência que o levou a salvar milhares de refugiados.
Localizado nos antigos armazéns da estação ferroviária, este espaço museológico, iniciativa da Câmara de Almeida, afirma-se pela sua carga simbólica, os valores da liberdade e da paz, para toda aquela gente e por isso um local de memória. Na sua memória teria, igualmente, ficado a bondade dos naturais das várias povoações de acolhimento, como Figueira da Foz, Curia, Caldas da Rainha e Estoril, às quais se dedica, também, um núcleo.
Dores Fernandes
Sem comentários:
Enviar um comentário
Participa com o teu comentário. Ele será útil para o debate e/ou, se for o caso, poderá ajudar a melhorar esta página. Obrigada