sexta-feira, 19 de junho de 2020

#3 Tributo a Aristides de Sousa Mendes (1940-2020) “SER Consciência…30/1000 por 1VIDA”

Partilhamos o contributo do Externato das Escravas do Sagrado Coração de Jesus, de alunos do 2º Ciclo, enviado pela docente Mariana Sampaio.

11 – Santiago Matos
O desenho foi elaborado numa folha A3, cujo autor é Santiago Matos, que usou como materiais necessários para a realização do mesmo, lápis de carvão HB, lápis de cor e marcadores. O nome da obra é "UM JUSTO CONTRA AS CORRENTES".
O autor baseou-se no lugar tenebroso, sombrio e horrendo típico do Holocaustro Nazista na Polónia - Campo de concentração em Oświęcim, Polónia (Auschwitz).
O desenho ilustra as portas abertas do campo de concentração, e a barreira levantada onde Aristides de Sousa Mendes espera no carro a saída de uma criança, devolvendo-lhe a liberdade. A seguir a esta muitas outras se seguiram! Foi colocado o símbolo do Nazismo traçado, e uma frase alusiva ao Herói do Holocausto que salvou muitos Judeus.
12 – Pedro Almeida
Ilustrei este desenho com a ideia de representar a liberdade que Aristides de Sousa Mendes deu a alguns refugiados da Segunda Guerra Mundial.
O nome da Obra é “Liberdade dos corações”
Autor: Pedro Almeida
Formato: A4
Técnica: Técnica mista (lápis de cor e marcadores)
13 – Maria Luísa Figueiredo
O meu desenho ilustra uma frase de Aristides.
O nome da Obra: “Aristides de Sousa Mendes”
Autor: Maria Luísa Figueiredo
Formato: A4
Técnica: marcadores

A Arte ao serviço da Memória, para que esta não se APAGUE!

Sem comentários:

Enviar um comentário

Participa com o teu comentário. Ele será útil para o debate e/ou, se for o caso, poderá ajudar a melhorar esta página. Obrigada