sexta-feira, 19 de junho de 2020

# 3 Tributo a Aristides de Sousa Mendes (1940-2020) “SER Consciência…30/1000 por 1VIDA”

Partilhamos a obra enviada pelo artista Carl Godinho.

Título: InTemporalIdades
Autor: Carl Godinho
Técnica: óleo s/tela 2020
Formato: 120x80



Memória Descritiva:

Se o Homem soubesse o quanto falta falta faz marcar o tempo, pensava que o tempo não se apaga. A memória, essa sim, pode ser "manipulada" com simples cordéis, ficando os seres humanos e a sociedade desprotegida. Ora a representação das figuras manipuladas, no quadro, servem de pretexto a muita coisa como a fluidez do tempo ou a luz da memória, mas mais do que isso, como ela se (d)escreve. A mulher (Mãe) sempre despida de preconceito, ajusta cada momento à realidade ainda que ela possa ser escrita, posteriormente, de forma variada. A nudez lança-nos para a compreensão da fecundidade dos factos e ao mesmo tempo respeito pela força da memória. Os seus cabelos ao vento quer dizer que a alma dos momento não foi levada para outro sítio.
Este quadro leva-nos a um caminho, tal como, Aristides Sousa Mendes, protagonizou, que foi mesmo que cada um tivesse uma etiqueta a fuga para a liberdade podia ser real. Esse momento é protagonizado pela pomba branca, símbolo de paz e liberdade. Obra que está para além do Holocausto, porque tudo funciona na sequenciação de um puzzle inacabado. Por isso uma tela aberta num pano rasgado ou simplesmente com outra imagem para lá desta.
A obra baseia-se na mensagem protagonizada pelo Aristides, pois certamente ele está para lá do quadro.
A Arte ao serviço da Memória, para que esta não se APAGUE!

Sem comentários:

Enviar um comentário

Participa com o teu comentário. Ele será útil para o debate e/ou, se for o caso, poderá ajudar a melhorar esta página. Obrigada