sexta-feira, 24 de junho de 2016

“Caminho da Liberdade” - De Bordéus a Cascais



No dia 1 de julho Cabanas de Viriato acolherá um grupo de americanos, uma iniciativa organizada pela Sousa Mendes Foundation, designada por “Caminho da Liberdade”, onde será prestada uma homenagem a Aristides de Sousa Mendes.

O Agrupamento de Escolas de Carregal do Sal, através do projeto "Dever de Memória", colaborará na referida receção criando alguns conteúdos históricos e gráficos e incluindo a leitura de alguns poemas por alunos da Escola Básica Aristides de Sousa Mendes.

Esta viagem, que passará por vários lugares de memória, está a ser dinamizada pela fundação SMF, através da Drª Mariana Abrantes, e trará cerca de 50 visitantes, incluindo vários professores, educadores do tema "Holocausto" e famílias com várias gerações, incluindo os avós que eram crianças em 1940, filhos e netos...segundo a referida organizadora, a qual irá dia 25 ao encontro do grupo, em Bordéus, acompanhando-os desde aí.

A visita à Casa do Passal e a Cabanas de Viriato será um dos pontos altos desta viagem, pois os participantes associam o alívio do drama, pelo qual as suas famílias passaram, e a sua posterior salvação a Aristides de Sousa Mendes e à Casa do Passal.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Participa com o teu comentário. Ele será útil para o debate e/ou, se for o caso, poderá ajudar a melhorar esta página. Obrigada