terça-feira, 20 de junho de 2017

Projeto UNESCO alarga parcerias



Este ano letivo, a equipa UNESCO granjeou mais uma parceria que enriquece o projeto “Dever de Memória” desenvolvido no Agrupamento de Escolas de Carregal do Sal, como Associada da UNESCO. Desta vez, com a Saboaria Tradicional Amor Luso (Só Sabão) de Viseu, que desenvolve o seu projeto assente na sustentabilidade, produzindo artesanalmente sabonetes e outros produtos  de cosmética natural, preservando tradições e o património natural, ao mesmo tempo que divulga o património cultural, através de ilustrações emblemáticas. Esta colaboração tem por objetivo dar uma maior visibilidade ao trabalho realizado.
Recordamos que a temática do projeto “Dever de Memória” do Agrupamento de Escolas, desenvolve-se em torno do ato humanitário de Aristides de Sousa Mendes, o salvamento de milhares de refugiados no contexto do holocausto nazi, dos direitos humanos e dos valores que lhes estão subjacentes, como a solidariedade, a paz e a justiça. Visa contribuir para o desenvolvimento integral dos nossos alunos, como cidadãos participativos e responsáveis numa sociedade democrática, conscientes da necessidade de resolução dos conflitos pela via do diálogo, no respeito pelas diferenças, num mundo que se pretende mais solidário e humanista, numa perspetiva de educação para a paz. O desenvolvimento destas boas práticas possibilitou a integração do Agrupamento na Rede de Escolas Associadas da UNESCO, desde 2014.
A Arte, um dos valores universais, associa-se ao projeto UNESCO pelos trabalhos artísticos de Josefa Reis, membro da equipa e docente de Educação Visual/ Desenho A, executados com base na temática dos valores perpetuados pelo ato do herói deste concelho, Aristides de Sousa Mendes, os quais simbolicamente se enraízam na vida de cada um de nós constituindo fonte de altruísmo, coragem e humanismo no relacionamento entre os Homens.

Equipa UNESCO
Fotos: Josefa Reis



    

Sem comentários:

Enviar um comentário

Participa com o teu comentário. Ele será útil para o debate e/ou, se for o caso, poderá ajudar a melhorar esta página. Obrigada