quarta-feira, 5 de julho de 2017

“Caminho da liberdade II”



“Caminho da liberdade II”

No dia 29 de junho, o nosso Agrupamento acolheu pela segunda vez, na Escola Básica Aristides de Sousa Mendes de Cabanas de Viriato, no âmbito do Projeto UNESCO, os visitantes do programa “Journey on the road to freedom”, promovido pela Sousa Mendes Foundation.
O grupo, constituído por alguns judeus de várias nacionalidades e descendentes dos muitos que receberam vistos do cônsul de Cabanas (excetuando Lissy, a senhora mais velha do grupo com memórias vívidas desse tempo), encontrava-se a percorrer o caminho trilhado pelos seus antepassados, a quem o nosso país abriu portas para a vida e para a liberdade, aquando da 2ª Guerra Mundial e das perseguições nazis.
Após a visita do grupo ao cemitério e à Casa do Passal, onde prestaram homenagem a Aristides de Sousa Mendes e foi realizada a sua receção pelas entidades locais (Câmara Municipal e Fundação ASM, entre outros), os visitantes foram recebidos na nossa Escola. Num programa organizado pela equipa UNESCO tiveram oportunidade de ouvir uma apresentação bilingue, pela equipa do projeto (Dores Fernandes, Helena Romão e Josefa Reis) sobre o trabalho desenvolvido pelo projeto, enquanto membro da Rede de Escolas Associadas da UNESCO, uma breve biografia de ASM e outra sobre o “Tributo Aristides de Sousa Mendes”, edificado no espaço exterior da Escola em 2004, e recentemente restaurado com o envolvimento dos alunos do 3º Ciclo, da escola, sob a direção da Professora Josefa.
Foram agraciados, com a leitura expressiva, também bilingue, de poemas e um momento musical, com o apoio da colega Júlia Abrantes, que terminou com a canção tradicional judaica “Shalom”, por alunos do 9º D e 8º D e, ainda, algumas lembranças, como um flyer relativo ao referido tributo e um simbólico passaporte, certificado de presença neste local de memória e de tributo ao cônsul. Foi-lhes, ainda, oferecido um pequeno lanche e tiveram algum tempo para adquirir artigos emblemáticos do projeto, como bolos, sabonetes e a revista anual que resume as atividades desenvolvidas. Por fim, visitaram o Tributo e criaram um mural da consciência, em azulejo, atividade artística que se tornou habitual na receção dos grupos na Escola, no âmbito deste projeto.
O feedback do grupo foi muito positivo, emoção e gratidão foram sentimentos replicados no desenrolar da atividade. Não podemos deixar de manifestar a nossa gratidão a todos os que colaboram no seu êxito, destacando-se a Coordenadora do Estabelecimento, os Assistentes Operacionais e a Direção do agrupamento.
A Equipa UNESCO



Sem comentários:

Enviar um comentário

Participa com o teu comentário. Ele será útil para o debate e/ou, se for o caso, poderá ajudar a melhorar esta página. Obrigada