quarta-feira, 24 de outubro de 2018

"Dias da Memória” - uma recolha de histórias sobre Aristides de Sousa Mendes.


No fim de semana de 22 e 23 de setembro, as instalações temporárias da Fundação Aristides de Sousa Mendes, no edifício Campos Lobo, em Cabanas de Viriato, estiveram abertas ao público para uma recolha de testemunhos, documentos e fotografias sobre Aristides de Sousa Mendes. Familiares, amigos e admiradores, nacionais e estrangeiros, tais como Leah Rozenfeld e Gérald Mendes (neto de Aristides de Sousa Mendes), da Sousa Mendes Foundation, fizeram questão de prestar o seu depoimento, que a equipa de investigadores do Instituto de História Contemporânea registou para memória futura.

A iniciativa “Dias da Memória”, organizada pela Fundação Aristides de Sousa Mendes, em parceria com Câmara Municipal de Carregal do Sal e o Instituto de História Contemporânea da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa, tinha como objetivo enriquecer o Centro de Documentação da Fundação Aristides de Sousa Mendes. Alguma da informação recolhida virá a ser integrada no futuro museu a criar na Casa do Passal e na plataforma Memórias para todos, contribuindo para a divulgação e salvaguarda de uma memória histórica que é património de todos os portugueses.

A equipa UNESCO do Agrupamento de Escolas de Carregal do Sal, não poderia deixar de marcar presença, dado que o enfoque do trabalho desenvolvido nos últimos cinco anos, no âmbito do Projeto “Dever de Memória – Jovens pelos Direitos humanos”, é a divulgação do ato de consciência e de coragem deste humanista, no contexto do holocausto da 2ª Guerra Mundial. Assim, as professoras Dores Fernandes e Josefa Reis colaboraram na realização da atividade, quer ao nível da decoração do espaço com materiais pedagógicos produzidos no âmbito da temática do projeto, quer na logística do evento e deixaram, também, o testemunho sobre algumas atividades realizadas na comunidade educativa, que não pertencendo a uma memória do passado, enriquecem a ação de divulgação e de sensibilização das gerações futuras.
Dores Fernandes e Josefa Reis
Fotos: Josefa Reis

 



Sem comentários:

Enviar um comentário

Participa com o teu comentário. Ele será útil para o debate e/ou, se for o caso, poderá ajudar a melhorar esta página. Obrigada