quinta-feira, 18 de junho de 2020

# 2 Tributo a Aristides de Sousa Mendes (1940-2020) “SER Consciência…30/1000 por 1VIDA”

Partilhamos a obra enviada pelo artista José Ruy*, autor do livro de Banda Desenhada "Aristides de Sousa Mendes -Herói do Holocausto".

A Arte ao serviço da Memória, para que esta não se APAGUE!
*Dados biográficos
Mestre José Ruy, fez o curso de Artes Gráficas da Escola António Arroio e cursou Belas Artes. Desenha desde os 14 anos, tendo publicado mais de 80 álbuns, cerca de 50 em Banda Desenhada, com destaque para Peregrinação de Fernão Mendes Pinto, História da Amadora, Os Lusíadas, Nascida das Águas, Carolina Beatriz Ângelo, entre muitas outras obras, além da colaboração em vários jornais e revistas. Expôs em vários países da Europa, no Japão, na China e no Brasil. Recebeu vários prémios e distinções de mérito. 
Esta produção gráfica, como facilmente se compreende, pressupõe grande rigor baseado num dedicado e meticuloso trabalho de pesquisa.
Aqui, apresentam-se a capa do livro da BD Aristides de Sousa Mendes, herói do holocausto, que se encontra traduzido em várias línguas. O conjunto de pranchas que compõe o livro foi oferecido pelo autor, aquando da sua deslocação à Escola Básica de Cabanas de Viriato, em 2018, no âmbito da atividade Encontros de Autor, organizado pelo Projeto UNESCO do Agrupamento, tendo este integrado um mural de homenagem - Memorial a Aristides de Sousa Mendes -  ao patrono do referido estabelecimento de ensino, ao qual se acrescentou posteriormente uma atualização, também oferta do artista, sobre as ações desenvolvidas nos anos subsequentes à edição da obra em 2004.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Participa com o teu comentário. Ele será útil para o debate e/ou, se for o caso, poderá ajudar a melhorar esta página. Obrigada