quinta-feira, 18 de junho de 2020

# 2 Tributo a Aristides de Sousa Mendes (1940-2020) “SER Consciência…30/1000 por 1VIDA”

Partilhamos o contributo do Agrupamento de Escolas de Frei Gonçalo de Azevedo, enviado pela Prof. Teresa Freitas.

Autora: Agrupamento de Escolas de Frei Gonçalo de Azevedo
Título: Na sombra de Salazar
Técnica: Musical 2018

O musical Na sombra de Salazar é uma homenagem a Aristides de Sousa Mendes, cônsul português em Bordéus. Pretende dar a conhecer o papel deste grande homem na fuga de refugiados, oriundos de diversos países europeus, de França para Portugal, durante a II Guerra Mundial. Contra as ordens do governo de Salazar, Aristides de Sousa Mendes, guiado pelos seus valores morais e religiosos, passou mais de 30.000 vistos. Entre estes contavam-se cerca de 10.000 judeus, que dificilmente teriam sobrevivido.
Na Sombra de Salazar mostra, também, como funcionavam as operações de espionagem em Lisboa, nesse período conturbado, através da história de um espião português.
O texto é original e a maioria dos acontecimentos baseiam-se em factos reais. As músicas são todas tocadas e cantadas ao vivo.
O projeto envolveu 32 participantes entre alunos, ex-alunos, professores, ex-professores, funcionários e restante comunidade educativa que participaram de várias formas: construção do texto, encenação, construção de cenários, apoio técnico, banda sonora, vozes e representação. Realizaram-se 3 apresentações e assistiram à peça mais de 700 pessoas.
A Arte ao serviço da Memória, para que esta não se APAGUE!

Sem comentários:

Enviar um comentário

Participa com o teu comentário. Ele será útil para o debate e/ou, se for o caso, poderá ajudar a melhorar esta página. Obrigada