quarta-feira, 17 de junho de 2020

#1 Tributo a Aristides de Sousa Mendes (1940-2020) “SER Consciência…30/1000 por 1VIDA”

O Projeto “Dever de Memória – jovens pelos direitos humanos”, contando com a colaboração dos artistas Josefa Reis e Vítor Costa, lançou um desafio on-line - uma exposição de trabalhos literários e artísticos - face à conjuntura atual, sob o nome "SER Consciência...30/1000 por 1VIDA", para assinalar os 80 anos do ato de consciência de Aristides de Sousa Mendes. 
Os trabalhos partilhados, na página do Facebook e neste blog, no período de 17 a 19 de junho, a evocar o período em que o cônsul Aristides de Sousa Mendes terá passado milhares de vistos aos refugiados da 2ª guerra, visam homenagear este humanista.
Homenagem a este “Justo entre as Nações”, um dever de Memória!
Partilhamos o vídeo criado por Ângela Abreu*, autora da adaptação para LGP (Língua Gestual Portuguesa).
A Arte ao serviço da Memória, para que esta não se APAGUE!

* Dados biográficos da autora da adaptação para LGP:
Ângela Abreu é licenciada em Língua Gestual Portuguesa – Ramo Lecionação, pela Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Coimbra, em 2009. Tem uma Pós-Graduação em Educação Especial Domínio Auditivo e Surdez na Universidade Católica Portuguesa – Centro Regional de Viseu, em 2011. Adquire a Profissionalização em Serviço na Universidade Aberta, em 2019. Leciona em Escolas de Referência para a Educação Bilingue, desde 2009, a crianças de diferentes idades e níveis de ensino. No âmbito das suas funções desenvolve, cria e/ou adapta diversos materiais analógicos e digitais, nomeadamente a gravação e edição de histórias em LGP.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Participa com o teu comentário. Ele será útil para o debate e/ou, se for o caso, poderá ajudar a melhorar esta página. Obrigada