domingo, 3 de janeiro de 2021

Palestra “Olhar por ti e por mim” … Saúde Mental em contexto de pandemia


 Na Escola Secundária do Agrupamento de Escolas de Carregal do Sal, no dia 13 de outubro assinalou-se o Dia Mundial da Saúde Mental, que se comemora a 10 de outubro, com uma palestra subordinada ao tema sob o nome “Olhar por ti e por mim…” e destinada aos alunos de 10º ano, proferida pela Enfermeira Joana Carvalho Lopes, do Centro de Saúde de Carregal do Sal (UCCASM).

Esta atividade, inserida no Projeto UNESCO “Dever de Memória-jovens pelos direitos humanos”, que já vai na sua quinta edição, fundamenta-se na premissa de que é necessário incutir o valor do respeito pelas diferenças e especificidades de cada um, de modo a combater a discriminação e os estereótipos, lembrando que no contexto do holocausto nazi, temática desenvolvida no âmbito do referido projeto, as primeiras vítimas de extermínio foram as pessoas com problemas do foro mental e outras deficiências, em ordem à pureza da raça.

Esta efeméride assume uma maior dimensão no contexto da crise que vivemos, em consequência da pandemia provocada pela Covid-19.  Tendo como objetivos essenciais: sensibilizar o público-alvo para o respeito pelas pessoas com doenças mentais e promover um estilo de vida saudável, esta ação teve lugar ao ar livre (no campo exterior), tendo sido cumpridas as regras de saúde e de segurança inerentes às atuais circunstâncias. A abordagem realizada pela oradora, num estilo coloquial e informal, suscitou uma interessante interação com os alunos, os quais colocaram questões pertinentes sobre esta temática. Foram, também, deixados aos jovens alguns conselhos práticos a manter para cuidar da saúde mental e do bem-estar individual e coletivo.

O balanço da iniciativa é francamente positivo, a concluir pelo feedback dos alunos, que revelaram uma atitude muito assertiva e de grande interesse. A equipa UNESCO deixa, mais uma vez, uma profunda gratidão à Enfermeira Joana Carvalho Lopes, pela já habitual e simpática disponibilidade em colaborar nesta atividade.

 

A equipa UNESCO, Dores do Carmo e Josefa Reis

Fotos: Josefa Reis







Sem comentários:

Enviar um comentário

Participa com o teu comentário. Ele será útil para o debate e/ou, se for o caso, poderá ajudar a melhorar esta página. Obrigada