segunda-feira, 29 de novembro de 2021

Projeto UNESCO promove palestra sobre “Saúde Mental”

 


O Dia Mundial da Saúde Mental, instituído pela Federação Mundial de Saúde Mental, a partir de 1992, a assinalar no dia 10 de outubro, com o objetivo de alertar, à escala global, as pessoas e os governos, para os cuidados com a saúde mental e contra o estigma social, foi assinalado na Escola Secundária no dia 13 do corrente mês, através de uma palestra dinamizada pela Enfermeira Joana Carvalho Lopes, da UCC Aristides de Sousa Mendes, de Carregal do Sal.

Esta atividade, promovida pelo Projeto UNESCO, já vai na sua 6ª edição. Desta vez foi destinada aos alunos das turmas de 9º ano, em articulação com a disciplina de Cidadania e Desenvolvimento, dado que o tema da Saúde integra a Estratégia Nacional de Educação para a Cidadania deste nível de escolaridade e urge consciencializar os jovens para as doenças mentais, que se agravaram neste contexto de pandemia. 


As sessões desta tertúlia decorreram de forma muito informal, os participantes foram colocando questões, a partir da informação sobre doenças do foro mental que constavam de flyers espalhados pela sala e que serviram para criar um ambiente de tertúlia, despertando questões que foram surgindo de forma espontânea, tendo sido respondidas prontamente e de forma clara pela oradora, que sublinhou a necessidade de estarmos atentos aos sinais, pois estas patologias não são muito visíveis, por isso são muitas vezes negligenciadas.

Nas duas sessões realizadas, os alunos revelaram uma atitude de muito interesse e curiosidade em conhecer mais profundamente esta problemática. Surgiram várias propostas para um estilo de vida que promova o bem-estar psicológico e mental, como, por exemplo: a sã convivência entre as pessoas, hoje em dia muito dependentes das novas tecnologias e por isso muito isoladas, o exercício físico e a procura de ajuda caso sintam necessário, para si ou para outra pessoa.

Filme - Facebook


A equipa UNESCO, Dores do Carmo e Josefa Reis

Fotos e cartaz: Josefa Reis








Sem comentários:

Enviar um comentário

Participa com o teu comentário. Ele será útil para o debate e/ou, se for o caso, poderá ajudar a melhorar esta página. Obrigada