domingo, 7 de dezembro de 2025

 

       


VR4Empathy: Empatias e …  Realidade Virtual!

 

 

No âmbito da capacitação de docentes, foi dinamizado pela Direção-Geral da Educação, com o apoio do Agrupamento de Escolas de Carregal do Sal e do Museu Aristides de Sousa Mendes, no passado dia 29 de novembro, uma ação de formação de curta duração (AFCD) de 6 horas, denominada VR4Empathy, a docentes do Agrupamento de Escolas de Carregal do Sal, escolhido como escola piloto para acolher esta iniciativa, representando um privilégio e mais-valia na formação educativa e pedagógica.

Assim, o início dos trabalhos, deu-se pela receção dos presentes nas palavras da Diretora do Agrupamento, Dr.ª Mª João Marques, do representante do Museu ASM, Dr. Bruno Elias e do representante do Município, Dr. José Batista, às quais se seguiram as considerações da Dr.ª Paula Pereira da DGE, formadora, e da Dr.ª Marília Ramalho que abriu sessão para a exploração da temática motivadora da formação.

Assim, a formadora começou por partilhar o contexto do Projeto VR4Empathy, iniciado no final de 2023 que reúne para além de Portugal, a Eslovénia, a Grécia e a Dinamarca com a empresa KHORA, consórcio a desenvolver o WP3 e filmes de Realidade Virtual.

Referiu que o projeto tem enquadramento no Programa Erasmus+ “Parcerias para a Inovação – Projetos Orientados para o Futuro”, no domínio da Educação Digital e tem como principal objetivo desenvolver competências e proporcionar recursos e formação aos professores, baseados em Realidade Virtual, com o propósito de promover a empatia cognitiva dos alunos e potenciar as suas experiências de aprendizagem.  Referiu as várias fases desenvolvidas, desde a produção dos guiões para a RV por parte de professores de Portugal, da Grécia e da Eslovénia orientados por parte dos Ministérios da Educação destes países, e orientados por temas transversais para futura partilha e divulgação, que vão desde a arte, a cultura, a biodiversidade/sustentabilidade e os Direitos Humanos.

Desta forma, o tema escolhido e explorado por Portugal foi “Os refugiados durante a 2º Guerra Mundial - Holocausto”, com foco nos Heróis da Humanidade - honrando os Justos entre as Nações, no qual se centrou o nosso Humanista Aristides de Sousa Mendes e a sua ação Humanitária em contexto da 2ª Guerra Mundial e Holocausto.

O desafio lançado em 2024 pela DGE ao Projeto UNESCO do AECS “Dever de Memória”, contou com a participação nas gravações dos filmes de 4 alunos do 9ºano, nomeadamente, Leonor Figueiredo, Beatriz Coelho, Simão Pedro Rodrigues e Rafael Almeida, acompanhados pela docente Josefa Reis, que partilharam em visita guiada o “Tributo ASM” 2004 (Re) visitar Sousa Mendes”, edificado na EB ASM, num conjunto escultórico impar no Pais, fazendo através da arte , uma sumula da vida deste herói local e que representa um projeto educativo desenvolvido por toda a comunidade escolar.

Para além deste vídeo, foram realizados também outros com a participação do Museu Aristides de Sousa Mendes, o museu Fronteira da Paz de Vila Formoso, o Arquivo Diplomático de Lisboa e o testemunho de Cookie Fischer, descendente direta de um visto deste Humanista.

Os trabalhos decorreram durante todo o dia, foram testados os equipamentos audiovisuais e outras ferramentas além dos planos de aula para usar em contexto, o grupo teve direito a um simpático coffee break ofertado pela CMCS e pela tarde, foi gentilmente convidado pela Junta de Freguesia de Cabanas de Viriato, para participar na abertura do mercadinho de Natal, brindando com um Dão de Honra à época que se aproxima e aos valores inerentes. Para fechar sessão, foi partilhado num caloroso testemunho pela Cookie Fischer, a história de vida de sua mãe, Adèle (Ada) Van den Bergh, uma sobrevivente do Holocausto que foi salva graças ao Justo entre as Nações Aristides de Sousa Mendes, num cruzar de vivências sobre a temática dos Refugiados.

Um agradecimento a todos os que fazem acontecer, pois…  

 "A educação é a arma mais poderosa que se pode usar para mudar o mundo." 

 (Nelson Mandela)

Texto- Josefa Reis

Fotos/Josefa Reis e Isabel Várzeas


 




Sem comentários:

Enviar um comentário

Participa com o teu comentário. Ele será útil para o debate e/ou, se for o caso, poderá ajudar a melhorar esta página. Obrigada