sábado, 24 de março de 2018

Acolhimento de alunos do Agrupamento de Escolas de Montemor-o-Velho na Casa do Passal

    
O Projeto UNESCO “Dever de Memória” do Agrupamento de Escolas de Carregal do Sal, associou-se ao Agrupamento de escolas de Montemor-o-Velho, para guiar a visita do grupo de alunos de 9º ano, à Casa do Passal, depois destes terem visitado o Núcleo Museológico Fronteira da Paz, em Vilar Formoso, no dia 9 de março, ao final da tarde. Foram distribuídos flyers referentes à figura de Aristides de Sousa Mendes, à Casa do Passal e ao património histórico-cultural do concelho, da autoria das docentes Dores Fernandes e Josefa Reis, recurso que integra o acervo didático do projeto.

Esta colaboração materializou-se, ainda, no convite ao Dr. Luís Fidalgo, membro da Fundação ASM, que honrou o grupo com a sua presença e proferindo umas palavras de enaltecimento do Cônsul Aristides de Sousa Mendes que, segundo as suas palavras, é orgulho da vila de Cabanas de Viriato, do concelho, do país e o motivo da visita do grupo, pelo que sentia um grato prazer em recebê-los na Casa, que foi residência deste herói e da sua família.

O grupo, constituído por cerca de 47 alunos, acompanhados das professoras revelaram enorme interesse e entusiasmo, demonstrado pela vontade de continuar a ouvir e a apreciar a exposição proferida pelas dinamizadoras da equipa UNESCO. Esta foi, sem dúvida, mais uma iniciativa que nos deixou de coração cheio, com o sentimento de dever cumprido, deixando-nos a esperança de que os VALORES, do respeito pelo outro e a solidariedade, subjacentes ao ato de consciência de Aristides de Sousa Mendes, germinarão nestes jovens, adultos de amanhã.
Dores Fernandes e Josefa Reis
Fotos: Josefa Reis

Sem comentários:

Enviar um comentário

Participa com o teu comentário. Ele será útil para o debate e/ou, se for o caso, poderá ajudar a melhorar esta página. Obrigada