sexta-feira, 6 de maio de 2016

A exposição de pintura “ARTE’ ao PRADO…Revisitar o museu”.



O Agrupamento de Escolas de Carregal do Sal, através do grupo de Espanhol e as docentes Dina Linhares e Adelaide Batista, o grupo 600, disciplina de Desenho A, com a docente Josefa Reis e o Projeto UNESCO, em parceria com o Museu Manuel Soares de Albergaria, desenvolveu o projeto denominado "ARTE´ao Prado...REvisitar o Museu", que visa a exposição de 20 reproduções de obras do Museu do Prado, de Madrid, que a Consejería de Educación, da Embaixada de Espanha em Portugal, disponibilizou, facultando, assim, a partilha com toda a comunidade escolar. 
São objetivos desta atividade: sensibilizar para a preservação do Património; estimular o interesse pela arte e sentido estético; reconhecer a importância da diversidade cultural no mundo atual; promover a arte como um valor universal na sociedade e veiculador de valores humanistas; fomentar o dinamismo cultural; conhecer a obra de diferentes pintores espanhóis; proporcionar o contacto com a língua espanhola e consolidar conhecimentos de sala de aula.
As obras em exposição são réplicas de obras de autores como: Fra Angélico, Botticelli, Alberto Dürer, Ticiano, El Greco, Rubens, Velázquez, Goya, Madrazo, Sorolla, Rosales e Murillo, entre outros, que nos permitiram a fruição das tendências estéticas do Renascimento ao Impressionismo, passando pelo maneirismo e barroco, alargando a nossa cultura artística. Do conjunto de pinturas expostas, destacamos algumas, como por exemplo: "Carlos V na batalha de Muhlberg", de Ticiano; "O cavaleiro da mão no peito”, de Murillo; "As Meninas" e "O Príncipe Baltasar Carlos a cavalo", de Velázquez; "A família de Carlos IV", de Goya; "Meninos na praia”, de Sorolla.
Os alunos de 3º ciclo e secundário do Agrupamento tiveram oportunidade de, acompanhados pelos professores, fruírem da referida exposição, patente no Museu Manuel Soares de Albergaria, de 26 de abril a 6 de maio de 2016, mostrando interesse e sentido de apreciação estética. Podem, por isso, considerar-se alcançados, muito positivamente, os objetivos delineados e a iniciativa bem-sucedida.
A Organização



Ver mais:





Sem comentários:

Enviar um comentário

Participa com o teu comentário. Ele será útil para o debate e/ou, se for o caso, poderá ajudar a melhorar esta página. Obrigada