segunda-feira, 25 de abril de 2016

ENCONTRO DE ESCOLAS ASSOCIADAS DA REDE UNESCO

No fim-de-semana de 16 e 17 do corrente mês, a coordenadora do Projeto UNESCO do nosso Agrupamento de Escolas Associadas participou no 15º encontro de Escolas da Rede SEA da UNESCO, na Figueira da Foz. Uma iniciativa promovida pela Comissão Nacional da Unesco, que contou com a representação de mais de cinquenta escolas do país, incluindo as Regiões Autónomas, das oitenta associadas ao nível nacional.
De registar o simpático e caloroso acolhimento da Escola Secundária Dr. Bernardino Machado, que coorganizou este evento. A visita guiada, por um colega geólogo daquela escola, que nos “conduziu” ao período Jurássico, na Serra da Boa Viagem, e ao Museu do Sal foram o aperitivo para um fim-de-semana de partilha de projetos e de aprendizagens enriquecedoras.
O arquipélago de Cabo Verde esteve também representado pela Comissão Nacional e por professores que sonham com uma melhor educação e implementam boas práticas nas suas escolas, esteve presente, também, uma delegação da recém criada Comissão da UNESCO da Guiné Bissau, como observadora.
O nosso Agrupamento integrou o grupo de trabalho sobre os Direitos Humanos, com outras escolas e colégios que desenvolvem a mesma temática, sob a orientação do Dr. Pedro Pereira Leite, do Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra. Desta sessão resultaram algumas conclusões, das quais se destaca a vontade de estabelecer uma parceria, tendo como tema global “Património Intergeracional”. Esta oportunidade de reflexão e debate permitiu a partilha das atividades e a dinâmica de trabalho colaborativo vividas no nosso Agrupamento, tendo como tema central a figura de Aristides de Sousa Mendes e a questão dos refugiados, do projeto deste ano letivo, designado “Refugiados e Heróis do Passado e do Presente”, o que levou a Comissão Nacional a lançar o desafio da Escola partilhar as boas práticas desenvolvidas, na plataforma da UNESCO e numa das línguas de trabalho deste organismo. Sem dúvida, um compromisso desafiante e que nos deixa, naturalmente, orgulhosos por colocarmos o concelho e o Agrupamento na referida plataforma da World Wide Web.   
                                                                                                                        Dores Fernandes
                                                                                                                         
   

Sem comentários:

Enviar um comentário

Participa com o teu comentário. Ele será útil para o debate e/ou, se for o caso, poderá ajudar a melhorar esta página. Obrigada