sábado, 10 de dezembro de 2016

Comemoração do Dia 10 de Dezembro no AECS

Comemoração da Declaração Universal dos Direitos Humanos no Agrupamento de Escolas de Carregal do Sal

O nosso Agrupamento assinalou mais um aniversário da Declaração Universal dos Direitos Humanos, na semana de 10 de dezembro, uma atividade dinamizada no âmbito do Projeto UNESCO, que contou com a colaboração dos Diretores de Turma do 3º ciclo e da docente da disciplina de Filosofia.
Este ano, os trabalhos dos alunos tiveram como símbolo a árvore, o que deu origem a uma Floresta dos Direitos Humanos, colorida e muito multifacetada na Escola Básica Aristides de Sousa Mendes, numa evocação do Jardim dos Justos do Yad Vashem (Jerusalém) e, simultaneamente, de uma sociedade plural e multicultural. Na Escola Sede e na Escola Básica de Carregal do Sal, as árvores revestiram-se de folhas com os trinta direitos da Declaração Universal, de 1948 e de frutos representativos de defensores dos direitos. Na Escola Sede foi, ainda, realizada uma exposição, de trabalhos dos alunos, sobre os laureados com o Prémio Nobel da Paz e sua biografia, realizados no âmbito da disciplina de Filosofia.
Registamos o empenho dos alunos e professores nesta atividade, que tinha por objetivo primordial refletir sobre conceitos como liberdade, igualdade e outros direitos fundamentais, que não podem ser letra morta. Fica a esperança de que esta efeméride se traduza em mais um contributo para alertar consciências para a necessidade de construir um mundo melhor em nosso redor.
Dores Fernandes e Helena Romão

 







Sem comentários:

Enviar um comentário

Participa com o teu comentário. Ele será útil para o debate e/ou, se for o caso, poderá ajudar a melhorar esta página. Obrigada