quinta-feira, 22 de novembro de 2018

Dia da UNESCO e da Tolerância

Continuamos a revisitar momentos marcantes da atividade do Projeto do ano 2017-18. Sonhámos ir mais longe, foram muitos os obstáculos, mas com esforço e dedicação à causa, na intensa procura de  mobilizar e envolver, fomos agregando várias mãos colaborantes e parcerias. 
Alterámos a estrutura da Revista, organizada com as atividades de acordo com objetivos, que são pilares do projeto: Educar, Formar, Divulgar e Partilhar. Esta publicação é um meio de divulgação das temáticas abordadas e do trabalho desenvolvido, com impacto e relevância na comunidade e nos grupos de visitantes, com o foco no fio condutor e nos objetivos do projeto – a memória da cruel realidade do holocausto, a necessidade de preservar os Direitos Humanos e a homenagem a Aristides de Sousa Mendes -  tendo em vista a sensibilização dos jovens.
A receção em Cabanas de Viriato, do grupo norte-americano, no âmbito do Caminho da Liberdade, dinamizado pela Sousa Mendes Foundation, mais uma vez nos honrou. A viagem de um grupo de alunas, acompanhada por professoras, a Cracóvia e ao campo de concentração de Auschwitz, a concretização do desejo de criação de um espaço UNESCO na Escola Básica Aristides de Sousa Mendes, em Cabanas de Viriato, bem como os intercâmbios com várias escolas e instituições, foram algumas atividades bem sucedidas.
Os"Encontros  de Autor" constituíram, também, outros momentos marcantes. O Dr. António Moncada Sousa Mendes com a apresentação do seu livro "Aristides de Sousa Mendes - memórias de um neto", Joan Halperin a apresentar o seu livro "My Sister's Eyes" e José Ruy, autor da Banda Desenhada "Aristides de Sousa Mendes, herói do Holocausto" encheram a alma dos participantes e a nossa, transbordante de emoção.


























































































Sem comentários:

Enviar um comentário

Participa com o teu comentário. Ele será útil para o debate e/ou, se for o caso, poderá ajudar a melhorar esta página. Obrigada