quarta-feira, 26 de dezembro de 2018

“Gentil…1 Dever de Ser”


No dia 30 de novembro de 2018 decorreu na Escola Básica Aristides de Sousa Mendes um Movimento Gentil, no âmbito do programa Zig Zag da RTP2. Esta atividade, promovida pelo Projeto de Autonomia e Flexibilidade Curricular, em colaboração com o Projeto UNESCO “Dever de Memória – Jovens pelos Direitos Humanos”, contou com o envolvimento de todo o Agrupamento e da comunidade educativa, através de várias entidades desafiadas a participar que abraçaram entusiasticamente esta iniciativa sob o mote “Gentil ... 1 Dever de SER”.

A construção de uma faixa constituída por vários quadrados em tecido, em formato de “retalhos”, decorados pelos alunos dos vários níveis de escolaridade do Agrupamento, sob a orientação dos seus professores da área artística e do grupo de alunos da Educação Especial, constituiu uma das iniciativas do programa deste dia. O objetivo essencial era colocar os alunos a refletir sobre o significado de Gentileza. Previamente, a equipa dinamizadora providenciou a aquisição destes retalhos de tecido, no sentido do seu reaproveitamento e mobilizou, para costurar as bainhas e pregar fitas em cada uma das pontas, as assistentes operacionais com aptidão para a tarefa, nomeadamente Rosa Pinto, Helena Costa e Ermesinda Borges. Contou ainda com o contributo de voluntárias, Angelina Loureiro e Paula Alves, nesta mesma tarefa. Esta inestimável colaboração e a gentil oferta de alguns retalhos de tecido, pela ProDecor Interiores, foram a alavanca para o fluir deste trabalho a várias mãos, provando que é crucial a cooperação para o êxito dos projetos.

O trabalho realizado excedeu a expetativa da organização, pois os alunos empenharam-se briosamente na tarefa. As instituições da área circundante do Agrupamento desafiadas a participar – a Universidade Sénior de Carregal do Sal, a Cáritas e a APCV de Oliveira do Conde e o Centro Social Professora Elisa de Barros, de Cabanas de Viriato - não se pouparam a esforços para dar o seu brilho ao resultado final.
No dia, um painel com cerca de cinquenta quadrados de tecido, contendo a gravação de palavras e símbolos alusivos à gentileza, através das mais diversas técnicas desde a pintura, desenho, aplicação ou bordado, foi erguido no Pavilhão da referida Escola, na presença de alunos, entidades participantes, representantes dos órgãos autárquicos, direção do Agrupamento e outros. 
A Escola anfitriã - coordenação e assistentes operacionais - esmeraram-se para que tudo corresse sem percalços, mostrando como os valores do respeito, da entreajuda e da gentileza regem as boas práticas educativas do Agrupamento. Professores e alunos prepararam músicas, acrobacias e palavras gentis com as quais nos abrilhantaram, tornando a atividade de todos e para todos.
Por fim, a toda a comunidade foi oferecido um pouco de Bolo Verde que, na véspera foi confecionado pelos alunos do 1º ano e também o bolo do Movimento Gentil, gentilmente oferecido pela Pastelaria Viriato, de Cabanas de Viriato. A todos, Bem-haja!

A organização: Ana Lemos, Dores Fernandes e Josefa Reis
Fotos: Curso CEF










Sem comentários:

Enviar um comentário

Participa com o teu comentário. Ele será útil para o debate e/ou, se for o caso, poderá ajudar a melhorar esta página. Obrigada