domingo, 27 de janeiro de 2019

"Encontros de Autor 2019” com Luize Valente


O dia 9 de janeiro do corrente ano é outro dia que fica nos anais do Projeto “Dever de Memória- Jovens pelos Direitos Humanos” do Agrupamento de Escolas de Carregal do Sal. A escritora Luize Valente, autora de uma “Praça em Antuérpia” e “Sonata em Auschwitz”, entre várias outras obras, proferiu, na Escola Básica Aristides de Sousa Mendes, uma palestra sobre estes dois livros, cujo enredo se insere no contexto do holocausto e se cruza com o ato corajoso e altruísta de Aristides de Sousa Mendes.
Nesta sessão, destinada aos alunos de 3º ciclo, a autora deambulou pelos factos dos seus romances com o rigor histórico que lhes imprime, pois embora seja ficção, há que garantir que todos os detalhes são verossímeis – diz a autora. Abordou a questão dos afetos, do amor e do sentido de humanidade, enaltecendo a decisão do cônsul, que optou, face ao drama dos refugiados em Bordéus, por os salvar, passando-lhes um visto de trânsito, independentemente da sua religião ou nacionalidade e consciente de que desobedecia ao governo do seu país. Em breves e cativantes pinceladas percorreu ambas as histórias, reportando-se à forma como faz as escolhas das personagens e desenvolve a trama na sua criação literária, o que suscitou na plateia a curiosidade e a vontade de ler.
Extrapolando do holocausto dos judeus e de outras minorias, às mãos do regime nazi, ao olhar atento da oradora não escapou o mundo que a rodeia, por isso sensibilizou para a questão do perigo dos extremismos e radicalismos da atualidade, apelando a que estejamos atentos e que lutemos contra qualquer tipo de discriminação e que estejamos alerta às "fake news" que circulam nos media e nas redes sociais.
O estilo coloquial e de grande simplicidade da abordagem, num golpe de mágica, fez o tempo fluir e o encontro com a plateia interessada, de alunos e de muitos professores do Agrupamento chegou ao fim, como todas histórias. Ficou o contributo enriquecedor na memória dos que vivenciaram a sessão.
Uma palavra de gratidão a todos os que contribuíram para o sucesso da atividade, em particular ao Senhor Diretor do Agrupamento, pelo apoio e pelas sábias palavras na abertura da sessão, à equipa das Bibliotecas Escolares, à coordenação e assistentes operacionais do estabelecimento que, como já é seu apanágio, primam para que tudo corra da melhor forma.


Dores Fernandes e Josefa Reis











Sem comentários:

Enviar um comentário

Participa com o teu comentário. Ele será útil para o debate e/ou, se for o caso, poderá ajudar a melhorar esta página. Obrigada