domingo, 27 de janeiro de 2019

Exposição Kids4humanrights-Jovens pelos DIREITOS HUMANOS


   
No âmbito do Projeto UNESCO “Dever de Memória – Jovens pelos Direitos Humanos”, foram realizadas várias atividades que culminam na divulgação de trabalhos através da exposição  Kids4humanrights, patente no Museu Manuel Soares de Albergaria de 4 a 23 de janeiro de 2019 e que integram o PAA do ano 2018/19 do Agrupamento de Escolas de Carregal do Sal.
    Em parceria com as Nações Unidas, a Fundação Gabarrón, fundada pelo célebre artista espanhol Cristobal Gabarron, promoveu o Concurso Internacional de Arte que visava celebrar o 70º aniversário da Declaração Universal dos Direitos Humanos, no qual participaram os alunos do 3ª ciclo e do Curso CEF - Operador de Fotografia do Agrupamento de Escolas de Carregal do Sal, no âmbito na disciplina de Educação Visual, desafiados e orientados pelas docentes Isabel Várzeas e Josefa Reis, ilustrando direitos e desenhando personalidades de referência na sua defesa e que podem ser apreciados nesta exposição.

    Dos trabalhos realizados, resultou não só a participação dos alunos no referido concurso internacional, como também a elaboração de calendários temáticos do ano 2019 e emblemáticos do projeto UNESCO, organizados graficamente e de forma harmoniosa, pela docente Josefa Reis, com as imagens ilustrativas dos direitos, criadas pelos alunos, dentro dos domínios específicos das disciplinas de Educação Visual, das Artes Visuais e do Design Gráfico, em articulação com os objetivos da atividade.
   Outro dos elementos expostos, e que se pretende itinerante, é a faixa “GENTIL, 1 DEVER de SER”, constituída por cerca de 50 quadrados em tecido, em formato de “retalhos”, e que integra a atividade do Movimento Gentil, no âmbito do programa Zig Zag da RTP2, realizada na Escola Básica Aristides de Sousa Mendes no dia 30 de novembro e promovida pelo Projeto de Autonomia e Flexibilidade Curricular, em colaboração com o Projeto UNESCO “Dever de Memória – Jovens pelos Direitos Humanos”, certificando a escola com o selo de “Escola Gentil”
    Esta atividade, envolveu todas as turmas do 1º, 2º e 3º ciclo da EB Aristides de Sousa Mendes, as turmas do 2º e 3º ciclo da Escola Básica de Carregal do Sal e as turmas do 3º ciclo da Escola Secundária de Carregal do Sal e contou com o envolvimento da comunidade educativa, através de várias entidades desafiadas a participar que abraçaram entusiasticamente esta iniciativa. Sob o mote “GENTIL, 1 DEVER de SER” foi promovido não só um encontro intergeracional e de inclusão, como também o respeito pela diferença na construção do painel em tecido com mensagens gentis. 

O trabalho realizado excedeu a expetativa da organização, pois os alunos empenharam-se briosamente na tarefa. As instituições da área circundante do Agrupamento desafiadas a participar – a Universidade Sénior de Carregal do Sal, a Cáritas e a APCV de Oliveira do Conde e o Centro Social Professora Elisa de Barros, de Cabanas de Viriato – não se pouparam a esforços para dar o seu brilho ao resultado final. Para a planificação e consecução, com sucesso, desta atividade foram fundamentais os Assistentes Operacionais, a equipa do projeto UNESCO, a Coordenação do referido Estabelecimento, a Direção do Agrupamento, os Professores titulares das turmas do 1º ciclo, os professores de EV e EVT, os restantes professores e os Encarregados de Educação, aos quais fica um agradecimento.
Assim, a fusão destes trabalhos que dá corpo a esta exposição, visa a sensibilização para a necessidade de respeitar os direitos de todos os seres humanos em qualquer região do mundo e assinalar o aniversário dos 70 anos da Declaração Universal dos Direitos Humanos, em prol da construção de um mundo melhor!

Texto Josefa Reis e Dores Fernandes
Cartaz-Josefa Reis



Sem comentários:

Enviar um comentário

Participa com o teu comentário. Ele será útil para o debate e/ou, se for o caso, poderá ajudar a melhorar esta página. Obrigada