segunda-feira, 29 de novembro de 2021

Evocação do 136º aniversário de Aristides de Sousa Mendes

 


O programa do feriado municipal de Carregal da Sal, dia 19 de julho, que teve lugar junto da Casa do Passal, em Cabanas de Viriato, evocou o ato de consciência do Cônsul Aristides de Sousa Mendes, neste que é o dia do seu nascimento. A sua ação altruísta e de enorme coragem, no contexto de medo da violenta perseguição do regime nazi e o legado de valores merecem, indiscutivelmente, serem lembrados. Por isso, qualquer iniciativa que o homenageie é justa e merecida. Este é, sem dúvida, um herói que muito honra o concelho, o país e o mundo.

A equipa do projeto “Dever de Memória- jovens pelos direitos humanos” do Agrupamento de Escolas de Carregal do Sal, convidada a proferir uma intervenção sobre esta personalidade, fez-se representar pela docente Josefa Reis. Na sua intervenção, esta professora, que coordena a par com a docente Dores do Carmo, o referido projeto, salientou a importância do trabalho educativo que este tem promovido na comunidade escolar, em prol da memória do holocausto, com enfoque na figura deste humanista, referência dos direitos humanos, ao nível nacional e internacional, acreditando que é através da educação que podemos construir um mundo mais pacífico e solidário. Numa perspetiva da ampliação da homenagem a este “Justo entre as Nações”, da reabilitação do seu nome e porque consideramos premente que a sociedade atual se confronte com bons exemplos, salientou, o projeto tem tido um alcance extramuros.

Continuou na sua comunicação, referindo que numa linha colaborativa, a equipa tem envidado esforços no sentido de estabelecer parcerias, ao nível local e com várias outras instituições, no sentido de alcançar os objetivos propostos. Ao nível local, a colaboração com o Museu Municipal Manuel Soares de Albergaria e a Câmara Municipal têm-se revelado uma mais-valia a fim de levar esta missão a bom porto. Neste âmbito, a Câmara Municipal, em associação com o projeto, apresentou, recentemente, a candidatura ao “Prémio Autárquico Aristides de Sousa Mendes e outros salvadores portugueses – Holocausto, valores universais, justiça e humanismo” no âmbito do programa “Nunca Esquecer” com o objetivo de homenagear o diplomata do concelho.

Neste mesmo dia, decorreu na Sala do Senado, da Assembleia da República, a cerimónia de doação do busto do cônsul, da autoria do artista Gregory Pototsky, pela Associação Lusa – Portugueses por Israel. Esta iniciativa, organizada pelo grupo de trabalho para a concessão de honras de Panteão Nacional, contou com a presença de vários membros da família Sousa Mendes, que não se têm poupado a esforços no sentido de repor a justiça e o bom nome de Aristides de Sousa Mendes e outros convidados, como o embaixador de Israel, a Presidente da Memoshoá, representantes das forças políticas e outras entidades da sociedade civil. O Agrupamento de Escolas de Carregal do Sal esteve, também, representado pela professora Dores do Carmo. O descerramento do busto e a homenagem prestada ao cônsul pautou-se por enorme dignidade e emoção, participar nesta cerimónia foi uma honra e um privilégio.
Foi cumprido mais um #DeverdeMemória.

Dores Fernandes e Josefa Reis


Sem comentários:

Enviar um comentário

Participa com o teu comentário. Ele será útil para o debate e/ou, se for o caso, poderá ajudar a melhorar esta página. Obrigada