quarta-feira, 11 de dezembro de 2013

Apresentação do Projeto

Projeto "Dever de Memória: Jovens pelos Direitos Humanos"

As Escolas nos dias de hoje necessitam cada vez mais de se concentrar num fundamental pilar da educação: aprender a viver juntos. Devem, por isso, assentar o seu trabalho no pressuposto de que o conhecimento, a aproximação e a colaboração com outros povos e culturas são enriquecedores e essenciais numa vida com significado, num mundo pacífico e sustentável. Neste contexto, devem esforçar-se por ultrapassar todos os tipos de barreiras: étnicas, culturais, sexuais, língua, sistemas políticos, económicos ou sociais, religião, modo de viver e pensar.
      A educação na Escola deve pois balançar-se, para além dos conteúdos disciplinares, num âmbito mais vasto de aprendizagem intercultural e de desenvolvimento da consciência da necessidade de coabitação dos povos, onde impere o respeito pelos direitos humanos, paz e justiça. Na realidade, cabe cada vez mais à educação um papel crucial no sentido de desenvolver um trabalho em prol da solidariedade e do respeito pelos direitos humanos. De notar, que Carregal do Sal é o concelho do humanista Aristides de Sousa Mendes que, por imperativo de consciência, desobedeceu a ordens superiores, ao salvar da morte milhares de pessoas que fugiam da fúria totalitária do nazismo. A temática do nosso projeto enquadra-se em torno da ação deste notável conterrâneo, no contexto do holocausto da segunda guerra mundial e dos direitos humanos.
     Pretendemos desenvolver um trabalho interdisciplinar, principalmente entre as áreas das ciências sociais e humanas, mas perspetivamos desencadear a cooperação de outros grupos disciplinares. 
     É com base neste princípios que nos propomos, enquanto responsáveis pela educação dos nossos jovens, levar a cabo um projeto que desenvolva nestes uma consciência de cidadania responsável, crítica e participativa, numa integração de saberes: “saber ser”, “saber estar” e “saber fazer” num todo harmonioso, como perspetivas que se complementam. Pretendemos contribuir para um objetivo mais lato - com a colaboração de toda a comunidade educativa - melhorar o seu futuro num mundo cada vez mais globalizado e que se pretende mais humanizado.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Participa com o teu comentário. Ele será útil para o debate e/ou, se for o caso, poderá ajudar a melhorar esta página. Obrigada