segunda-feira, 4 de abril de 2016

O outro ORAR…aos Santos Padroeiros



O outro ORAR…aos Santos Padroeiros

No âmbito das atividades promovidas pelo projeto UNESCO “Refugiados e Heróis, do passado e do presente” desenvolvido no Agrupamento de Escolas de Carregal do Sal neste ano letivo encontra-se patente no museu Manuel Soares de Albergaria, a Exposição “ O outro ORAR…aos Santos Padroeiros”, que visa assinalar o Ano da Misericórdia.
Esta exposição é constituída por um conjunto de trabalhos realizados pelos alunos das turmas do 7º ano do AECS na disciplina de Educação Visual e orientados pelas docentes Isabel Várzeas e Josefa Reis.
Depois de feitas as pesquisas sobre os “Santos/Padroeiros” que são motivo de devoção nas várias freguesias do concelho de Carregal do Sal, os alunos reinterpretaram visualmente os mesmos com base nos conceitos bidimensionais e tridimensionais.
Em relação ao primeiro, foram aplicados os conteúdos da exploração da cor, do ponto e linha, construção de polígonos simples entre outros, enquanto que perante o segundo, os alunos foram motivados para o uso de materiais recicláveis na exploração da forma e da estrutura. Encontramos refletido nesta exposição um olhar diferente relativamente ao tema que envolve o culto religioso, as figuras apresentam-se apenas contextualizadas perante símbolos visuais, caracterizados pela acção do respectivo “Santo”, assim, encontramos um leque de Santos e Padroeiros que vão desde S.Cristóvão em Cabanas de Viriato, a S.Brás em Carregal do Sal, entre outros que são motivo de festas e romarias em forma de Tributo. Posteriormente os elementos bidimensionais foram transformados em calendários de bolso, como forma de partilha gráfica dos trabalhos realizados.
                                                                                            Texto e fotos: Profª Josefa Reis

  




   


Sem comentários:

Enviar um comentário

Participa com o teu comentário. Ele será útil para o debate e/ou, se for o caso, poderá ajudar a melhorar esta página. Obrigada