domingo, 27 de novembro de 2016

Workshop “Museu Aristides de Sousa Mendes - perspetivas de animação educativa”










Workshop “Museu Aristides de Sousa Mendes - perspetivas de animação educativa”

Na Biblioteca da Escola Secundária, decorreu no passado dia 23 de novembro, um workshop designado “Museu Aristides de Sousa Mendes – perspetivas de animação educativa”, dinamizado pelo Dr. Pedro Pereira Leite, investigador do Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra.
          Esta iniciativa, organizada no âmbito do projeto UNESCO intitulado “Refugiados e Heróis do Passado e do Presente”, tinha como principais objetivos: contribuir para a criação de projetos educativos do futuro museu, envolvendo a Escola nessa dinâmica; valorizar a figura de Aristides de Sousa Mendes e o património histórico-cultural da região.
          Podemos considerar que esta sessão foi muito interessante, pois a abordagem e a dinâmica empreendidas, sob o mote da memória social da figura deste herói do concelho e das vivências pessoais, propiciaram uma intensa interação entre os participantes, na maioria professores dos vários níveis de ensino e de diferentes áreas disciplinares, além da técnica do Museu Municipal Manuel Soares de Albergaria, de Carregal do Sal, Dra. Paula Teles e o representante da Fundação Aristides de Sousa Mendes, Dr. Luís Fidalgo.
O grupo manifestou-se entusiasta da temática, tendo apresentado várias propostas para acervo e de criação espaços do referido museu. Sugeriram-se possibilidades de serviço educativo, numa perspetiva de museologia interativa e globalizante, em estreita ligação entre o Museu e o Agrupamento, beneficiando do facto deste integrar a rede de escolas associadas da UNESCO e onde caberão, na sua ótica, percursos pelo património natural, histórico-cultural e gastronómico do concelho e da região.

Em jeito de balanço, esta tarde de trabalho revelou-se bastante proveitosa, pela partilha de pontos de vista, pela reflexão e debate, num espírito de cooperação e de respeito mútuo em prol do projeto comum. Podemos, por isso, concluir que foram atingidos os anseios da organização desta atividade.


Texto: Dores Fernandes
Fotos: Josefa Reis







Sem comentários:

Enviar um comentário

Participa com o teu comentário. Ele será útil para o debate e/ou, se for o caso, poderá ajudar a melhorar esta página. Obrigada