quarta-feira, 8 de março de 2017

8 DE MARÇO - DIA DA MULHER


AGRUPAMENTO ASSINALA DIA DA MULHER

Exposição AMAR´te no Feminino e Tendências da Moda no séc. XX
A exposição “AMAR´te no Feminino” que se encontra no Museu Manuel Soares de Albergaria, a partir de 8 de março, dia em que se assinala o dia Internacional da mulher, é constituída por uma série de trabalhos, orientados pelas docentes Josefa Reis, Isabel Várzeas, Fátima Oliveira e Sandra Ferro, do grupo 600 do Agrupamento de Escolas de Carregal do Sal, com a apresentação de trabalhos dos alunos do 3º ciclo, 12ºB Artes, CEF de Fotografia e conta, ainda, com a participação de Gustavo Gomes, do 10ºA. Os trabalhos realizados apresentam-se em várias técnicas artísticas, tais como ilustração, fotografia, colagem, decoupage, entre outras.
“O dia 8 de Março é, desde 1975, comemorado pelas Nações Unidas como Dia Internacional da Mulher. Neste dia, do ano de 1857, as operárias têxteis de uma fábrica de Nova Iorque entraram em greve ocupando a fábrica, para reivindicarem a redução de um horário de mais de 16 horas por dia para 10 horas. Estas operárias, que recebiam menos de um terço do salário dos homens, foram fechadas na fábrica onde, entretanto, se declarara um incêndio, e cerca de 130 mulheres morreram queimadas. Em 1903, profissionais liberais norte-americanas criaram a Women's Trade Union League. Esta associação tinha como principal objetivo ajudar todas as trabalhadoras a exigirem melhores condições de trabalho.
Em 1908, mais de 14 mil mulheres marcharam nas ruas de Nova Iorque: reivindicaram o mesmo que as operárias no ano de 1857, bem como o direito de voto. Caminhavam com o slogan "Pão e Rosas", em que o pão simbolizava a estabilidade económica e as rosas uma melhor qualidade de vida. Durante a segunda Conferência Internacional de Mulheres Socialistas, realizada na Dinamarca, a famosa ativista dos direitos femininos, Clara Zetkin, propôs que o 8 de março fosse declarado como o Dia Internacional da Mulher.” ( http://lifestyle.sapo.pt/vida-e-carreira/em-foco/artigos/historia-dia-internacional-da-mulher).
A exposição “ AMAR´te no Feminino”, dinamizada em parceria com o Museu Manuel Soares de Albergaria, visa assinalar este dia no contexto da temática do projeto UNESCO, “Refugiados e Heróis, do Passado e do Presente”, em desenvolvimento este ano letivo no Agrupamento de Escolas de Carregal do Sal. Torna-se imperativa esta partilha, que serve como um alertar de consciências, reforçando a luta pelos Direitos Humanos.
























 

Sem comentários:

Enviar um comentário

Participa com o teu comentário. Ele será útil para o debate e/ou, se for o caso, poderá ajudar a melhorar esta página. Obrigada