quinta-feira, 15 de junho de 2017

“Festival da Sopa e do Pão”-XV EDIÇÃO

                  “Festival da Sopa e do Pão”-XV EDIÇÃO

Foi no passado dia 14 de junho de 2017, que se realizou mais uma edição do Festival da Sopa e do Pão na Escola Básica Aristides de Sousa Mendes, de Cabanas de Viriato, uma das escolas do Agrupamento de Escolas de Carregal do Sal. Esta iniciativa conta com uma tradição de 15 anos, este ano, subordinada ao tema “As 4 Estações”- Sustentabilidade. Colaboraram, como é habitual, restaurantes, instituições e padarias no fornecimento das sopas e do pão, e as barraquinhas de professores, alunos e familiares com produtos de confeção caseira.
         Esta atividade multidisciplinar teve a sua origem no ano 2002, através das docentes Ana Paula Figueiredo e Margarida Campos, ambas a dinamizar o “Clube de Saúde” na Escola EBI Aristides de Sousa Mendes à época.
Um dos objetivos desta iniciativa, integrada nas Jornadas Culturais do final de ano, era o de incentivar e motivar os alunos para uma alimentação saudável, em que fosse valorizada a SOPA e o PÃO, alimentos que basicamente se encontravam em todas as barracas apresentadas.
Outrora, era feito um concurso para apurar a melhor SOPA e o melhor PÃO, era convidado e constituído um júri de entre as personalidades da Autarquia Local e da Direção da Escola, e que , depois de feita a degustação dos pratos, deliberavam e davam inicio ao evento. Semanas antes, era feita a preparação da atividade que envolvia toda a comunidade escolar e local, eram analisadas as propostas de tema, elaborado e distribuído o material gráfico, as taças eram pintadas à mão e, posteriormente, cozidas na mufla da escola, era feito o convite às instituições,  restaurantes e  padarias. Todos os pormenores da decoração do espaço envolvente eram planificados com tempo. Paralelamente, as atividades artísticas que os alunos preparavam para o dia, teatros, danças, sessões de ginástica, marchas, canções, entre outros, e que orgulhosamente apresentavam ao público, maravilhavam a plateia assistente.
O “Festival da Sopa e do Pão” servia para encontros e reencontros de alunos e professores, que seguiram caminhos para outras paragens, envolvia, fomentava a partilha e a ajuda entre outros valores que nos fazem estar em festa, movendo uma escola inteira. 
Esta atividade, que ao longo de 15 anos tem enriquecido o Agrupamento de Escolas de Carregal do Sal, tornou-se uma tradição, que ano após ano tem visto crescer o número de visitantes, oriundos quer deste concelho, quer dos concelhos vizinhos.
Urge repensar o conceito...A afluência de gente é tanta que em minutos desaparece o que está nas barraquinhas, produtos de confeção caseira que alegram os sentidos dos presentes. Ficamos com a sensação de que todos os pormenores da decoração e do programa cultural, nem foram apreciados…os doces, sumos, batatas fritas, bolos, tartes, tortas, entre outras iguarias, fruto da amável e generosa participação dos pais e de outros patrocinadores, eclipsam e nem SOPA nem PÃO ficam para contar a história. O sucesso, atestado pela venda de mais de 700 tigelas a pessoas que quiseram servir-se das 19 sopas, fornecidas pelos restaurantes, e do pão das padarias que se associaram, e que serão agraciadas com um certificado de participação, deve-se aos precioso apoio dos assistentes operacionais da EB Aristides de Sousa Mendes,  pais, professores  e alunos, e a todos que continuam a acreditar e a agir em prol do outro, promovendo o caráter pedagógico da iniciativa.

                                                                                               Texto - Dores Fernandes e Josefa Reis
                                                                                                            Fotos-Josefa Reis


 

Sem comentários:

Enviar um comentário

Participa com o teu comentário. Ele será útil para o debate e/ou, se for o caso, poderá ajudar a melhorar esta página. Obrigada