sábado, 26 de agosto de 2017

Sessão de leitura da obra "My Sister's Eyes"

No dia 25 de agosto decorreu uma sessão de leitura, junto da Casa de Aristides de Sousa Mendes, em Cabanas de Viriato, de excertos da obra "My Sister's Eyes", pela própria autora norte-americana Joan Arnay Halperin, destinada a um grupo de alunos do Agrupamento, que mesmo em férias aceitaram o desafio.  

Nesta narrativa, a autora, descendente de uma família judia polaca, os Krakowiac, salva pelo visto de Aristides de Sousa Mendes, conta a história da sua família, desde os tempos felizes na Polónia e na Bélgica, onde residiam, até à perseguição nazi e a nova vida nos EUA. Destaca o heroísmo de Aristides de Sousa Mendes e a hospitalidade do povo português, no acolhimento dos seus pais e de outros refugiados, na cidade da Figueira da Foz, personalizada na família do Senhor Malafaia. Nas suas palavras esta história "é, também, um poema de amor aos portugueses" e de gratidão ao anjo de Bordéus.


Os alunos aderiram com um entusiasmo digno de registo. Revelaram-se muito participativos, evidenciando interesse e motivação pela história, provando que as aprendizagens em situações informais são, muitas vezes, desafiantes. Ficou o desafio de leitura integral e da exploração pedagógica da obra, num trabalho de articulação interdisciplinar de História e Inglês, coordenado pela equipa do Projeto UNESCO.
Esta atividade foi proposta pela Dra Mariana Abrantes, membro da Sousa Mendes Foundation, a quem deixamos uma palavra de apreço e gratidão. Um bem-haja, também, à simpática escritora Joan Halperin, que acabou por visitar a Escola Sede e o espaço UNESCO, na biblioteca escolar.



A Equipa UNESCO 

Sem comentários:

Enviar um comentário

Participa com o teu comentário. Ele será útil para o debate e/ou, se for o caso, poderá ajudar a melhorar esta página. Obrigada