terça-feira, 6 de março de 2018

Entrega do livro "My Sister's Eyes", de Joan Halperin

No dia 10 de fevereiro, no âmbito do projeto UNESCO, o Agrupamento de Escolas de Carregal do Sal recebeu a generosa oferta da Sousa Mendes Foundation, pela mão da Drª. Mariana Abrantes (membro desta fundação) de 25 exemplares do livro My Sister’s Eyes, da autoria da norte-americana Joan Halperin, cuja família foi salva pelo visto de Aristides de Sousa Mendes. Estes exemplares, dirigidos a alunos do 3º ciclo e secundário, foram distribuídos pelas Bibliotecas Escolares do Agrupamento e Biblioteca Municipal.

Assim, no dia 23 do corrente mês, os referidos exemplares foram entregues às respetivas bibliotecárias, Dr.ª Rosa Maurício e Dr.ª Célia Cortez, numa sessão solene presidida pelo Diretor do Agrupamento, Dr. Hermínio Marques, coadjuvado pela Dr.ª Aldina Carvalho, membro da Direção. Nesta cerimónia, estiveram presentes a Coordenadora da Escola Básica Aristides de Sousa Mendes, Dr.ª Eunice Santos, a Diretora de turma Dr.ª Paula Susana, que acompanhou a turma do 9ºB, a Dr.ª Lurdes Cruz, docente da Disciplina de Inglês e as coordenadoras do Projeto UNESCO. Foram honrosas as palavras dirigidas pelo Diretor do Agrupamento em relação à iniciativa e a todo o processo, agradecendo a generosidade desta oferta à autora do livro e à Sousa Mendes Foundation, às quais se seguiu uma contextualização histórica e se apresentou a filosofia de trabalho desenvolvida no âmbito do projeto UNESCO, seguindo a linha orientadora da Escola Superior de Estudos do Holocausto do Yad Vashem, em Jerusalém, pelos membros da equipa Dr.ª Dores Fernandes e Dr.ª Josefa Reis, que frequentaram formação superior nesta temática na referida instituição.
Desta forma, pretende-se que o livro seja motivo de um trabalho interdisciplinar orientado por um guião de exploração da obra, fornecido pela autora e adaptado segundo as diretrizes  pedagógicas deste projeto na sua exploração didática, envolvendo o estudo do Holocausto e o ato humanista de Aristides de Sousa Mendes, numa filosofia do “Antes”, “Durante” e “Depois” do Holocausto (SHOA). Irá realizar-se um trabalho interdisciplinar de leitura e análise da obra com a intervenção das disciplinas de Inglês, Educação Visual e História, orientado pelas docentes Lurdes Cruz, Josefa Reis e Cristina Varanda, respetivamente, envolvendo os alunos da turma B do 9ºano, que será apresentado no final do ano letivo, na presença da autora.


A Equipa UNESCO
Dores Fernandes e Josefa Reis








Sem comentários:

Enviar um comentário

Participa com o teu comentário. Ele será útil para o debate e/ou, se for o caso, poderá ajudar a melhorar esta página. Obrigada