quarta-feira, 17 de junho de 2020

#1 Tributo a Aristides de Sousa Mendes (1940-2020) “SER Consciência…30/1000 por 1VIDA”

Partilhamos a obra enviada pela artista Graça Abreu.
Nome da obra - “A Substância do Tempo”
Autor - Maria Barros Abreu *
Formato - 1,10mx1,20m
Técnica - Mista (colagem e óleo s/tela)
Memória descritiva:
Na parte superior da obra, encontramos uma referência à “indústria da morte” que foram os campos de concentração, aqui representados por Auschwitz.
Na parte central, encontram-se vários personagens por detrás de arame farpado, vestidos com a característica farda de riscas.
Um dos personagens (uma criança) não veste a farda de riscas e encontra-se por detrás dos vistos, assinados por o Cônsul de Bordeaux, Aristides Sousa Mendes, que deram os passaportes para a vida e liberdade.
Do lado oposto, na mesma linha, encontra-se um casaco vazio, manchado de sangue, pendurado na frente do arame farpado, representando todos aqueles que através dos vistos se salvaram dos campos de extermínio.
Os dois rostos de Aristides Sousa Mendes representam a atitude humanista tomada por ele e que marcou o resto da sua carreira e da sua vida pessoal e familiar.
Acho relevante referir, que se encontram na obra vários triângulos de diversas cores, apresentando a identificação, de grupos de pessoas, consideradas inferiores pelo regime nazi.
“A Substância do Tempo” resulta de uma atitude que foi tomada, dando tempo ao tempo futuro,
para várias gerações. A vida através da vida.
A Arte ao serviço da Memória, para que esta não se APAGUE!

* Dados Biográficos:

Inicia o seu percurso académico com o Curso Artes do Fogo da Escola de Artes Decorativas Soares dos Reis do Porto, seguindo-se o Curso de Pintura do I.A.O. da Fundação Ricardo Espírito Santo Silva e o Curso de Conservação e Restauro (CD) da Escola Superior de Artes Decorativas da Fundação Ricardo Espírito Santo Silva.
Lecionou as disciplinas de Design e Técnicas de Pintura em Cursos de Recuperação e Restauro do Património, na área do Artesanato promovidos pelo Instituto de Emprego e Formação Profissional de Viseu entre os anos de 1990 e 1996. É professora e formadora em atelier próprio.


Sem comentários:

Enviar um comentário

Participa com o teu comentário. Ele será útil para o debate e/ou, se for o caso, poderá ajudar a melhorar esta página. Obrigada