quinta-feira, 18 de junho de 2020

#2 Tributo a Aristides de Sousa Mendes (1940-2020) “SER Consciência…30/1000 por 1VIDA”

Partilhamos o contributo da Escola Básica Aristides de Sousa Mendes.
Obra: Livro de Honra "SER Consciência.."
Técnica: Azulejo
Um livro de honra, feito em azulejo e a várias mãos, sem epílogo, pois é uma edição em constante construção.
Esta atividade de desenho e pintura em azulejo, dinamizada desde 2015, sob orientação da docente Josefa Reis, no âmbito do projeto UNESCO, pretende preservar as mensagens que os grupos visitantes à Casa do Passal, a outros lugares de memória e ao “Tributo ASM- 2004" da Escola Básica ASM, registam com base na história de Aristides de Sousa Mendes, humanista natural de Cabanas de Viriato. Neste mural encontramos mensagens de portadores e de descendentes de refugiados que receberam vistos, em 1940 em Bordéus e que nos visitam no contexto da viagem “Journey on the Road to Freedom”, organizada pela Sousa Mendes Foundation, presidida por Olivia Mattis, também ela descendente desses vistos. Assim, descobrimos um numeroso leque de mensagens de gratidão pela vida, como é o caso da participação de Lissy Jarvik, Stephen Rozenfeld, Marianne Rosemberg, descendente de Paul Rosemberg, conceituado galerista francês, Michele Koven, Cookie Fischer, Joan Halperin, entre outros descendentes de beneficiários de vistos, para além do registo de netos e bisnetos de Aristides, e outros entusiastas, que reforçam a importância do trabalho pedagógico da equipa do projeto UNESCO do AECS em prol da divulgação e preservação da memória, na formação e educação dos jovens.
Realizou-se um workshop sob o nome "SER Consciência", que contou com o envolvimento de todos os alunos, do 1º ao 3º ciclos, acompanhados dos seus professores, os quais abordaram o tema, através do desenho e da escrita criativa sobre azulejo, numa reflexão do ato de Consciência de Aristides de Sousa Mendes, que assinalará 80 anos em junho de 2020.
O ato de consciência de Aristides de Sousa Mendes, motivou os trabalhos, os quais durante toda a manhã foram gravados para incluir no filme “L’Héritage d’Aristides”, da autoria de Patrick Séraudie, da PYRAMIDE PRODUCTION SARL, em coprodução com a France 3 Nouvelle-Aquitaine, Red Desert (Portugal) e outros parceiros, como o Comité Français Aristides de Sousa Mendes e Canal 180 (Portugal), a estrear em junho de 2020.
A Arte ao serviço da Memória, para que esta não se APAGUE!

Sem comentários:

Enviar um comentário

Participa com o teu comentário. Ele será útil para o debate e/ou, se for o caso, poderá ajudar a melhorar esta página. Obrigada