quinta-feira, 18 de junho de 2020

# 2 Tributo a Aristides de Sousa Mendes (1940-2020) “SER Consciência…30/1000 por 1VIDA”

Partilhamos a obra enviada pela artista Josefa Reis

Nome da obra- O meu Olhar…ASM
Autora: Josefa Reis*
Formato- 90x120 cm
Técnica-óleo s/ tela

Memória descritiva “O meu Olhar… ASM ”

Monograma Aristides de Sousa Mendes

(A.S.M), numa composição harmoniosa de signos visuais, rodeados por arame, simbolizando a opressão.

A Estrela de Davi sobre a esfera em representação do mundo no centro da tela, representa o sofrimento de um povo e a ação humanitária de Aristides de Sousa Mendes, onde o monograma em movimento, num abraço, representa os Vistos passados aos refugiados durante a II Guerra Mundial em Bordéus, simbolizando os vários caminhos para a liberdade, uma reflexão sobre o Holocausto.

A estrela como elemento central, representa o SOL, ilustrando o ato de CONSCIENCIA de Aristides de Sousa Mendes e os VALORES como o altruísmo, a fé, a solidariedade e a humildade.

“Era realmente minha intenção, salvar toda aquela gente, cujo sofrimento era indescritível…” Aristides de Sousa Mendes

Este é o meu OLHAR.

A Arte ao serviço da Memória, para que esta não se APAGUE!


Dados biográficos:

Nasceu em Chamonix-Mont-Blanc, França. É docente do grupo 600 no Agrupamento de Escolas de Carregal do Sal, licenciada em Pintura pela ARCA-EUAC e mestre em Artes Plásticas, desenvolve paralelamente, a sua atividade como artista Plástica, contando no seu currículo, desde 1990, com várias exposições coletivas e individuais, presentes em colecções particulares e institucionais em Portugal e no estrangeiro. 

As suas obras, surrealistas, revelam nas suas composições artísticas, movimento e dinamismo pictórico, numa desconstrução da imagem visual, exploradas pela textura, volumetria e geometria, explanando uma paleta cromática de tons e contrastes segundo uma motivação para conceitos como a inquietude, o medo, a força, a alegria e a angústia, entre outros que orientam vivências e reflexões. É filha de emigrantes naturais da Guarda, e da sua vida sempre fizeram parte histórias da emigração, que acompanharam a sua família em várias gerações, é uma "contadora de histórias" e artista da “Memória”, presente no paralelismo dos conceitos verbais e visuais que alimentam as suas composições.

Não se confinando à sua função da docência em sala de aula desenvolve, também, um trabalho meritório no âmbito do projeto UNESCO “Dever de Memória – jovens pelos direitos humanos” do AECS, cujo enfoque é a ação de Aristides de Sousa Mendes no contexto da II Guerra Mundial e do holocausto, é autora da dissertação de mestrado "Questões Plásticas na simbólica dos Tributos de Cidadania: Aristides de Sousa Mendes" de 2013, um estudo sobre as manifestações da arte em contexto.

Pela sua mão, a arte ganha vida nos inúmeros trabalhos artísticos e gráficos, com o propósito de veicular os valores alicerçados no exemplo do cônsul, natural de Cabanas de Viriato, concelho de Carregal do Sal e perpetuar assim a memória, numa  expressão de sensibilidade e de liberdade criativa. 

A ARTE, um dos maiores valores da Humanidade, um veículo no encontro de si e dos outros materializando conceitos, porque…por vezes, olhamos, mas não vemos!

 






Sem comentários:

Enviar um comentário

Participa com o teu comentário. Ele será útil para o debate e/ou, se for o caso, poderá ajudar a melhorar esta página. Obrigada