sexta-feira, 19 de junho de 2020

# 3 Tributo a Aristides de Sousa Mendes (1940-2020) “SER Consciência…30/1000 por 1VIDA”

Partilhamos a obra enviada pelo artista Carlos Seabra.

Titulo: Coimbra, Encosta Norte
Autor: Carlos Seabra*
Técnica: acrílico s/ tela
Formato: 100 x 80 cm


Aristides de Sousa Mendes frequentou o curso de Direito em Coimbra, cidade que marca para toda a vida a personalidade de quem nela viveu os tempos de estudante.
A Arte ao serviço da Memória, para que esta não se APAGUE!

Dados biográficos:
* Começou por por estudar Filosofia, mas talvez também por isso cedo percebeu que a sua vocação eram mesmo as Artes e em 1983 começou a frequentar diariamente o Círculo de Artes Plásticas de Coimbra.
Mais tarde frequentou o atelier do pintor Vasco Berardo para aulas particulares de aguarela e conviveu com o pintor José Penicheiro, o que se tornou mais um incentivo para enveredar pela pintura. Expôs pela primeira vez no Círculo de Artes Plásticas de Coimbra em 1983.
Em 1985 edita um livro de poesia com o apoio da Associação Portuguesa de Escritores e em 1986 edita uma litografia de um dos primeiros trabalhos de colagem de fotografia misturada com pintura. Sempre explorou o efeito das cores luminosas em fundo negro, mas foi em 2006 que decidiu dedicar -se essencialmente à pintura de quadros nocturnos de cidades , em particular a cidade de Coimbra.
O desenho base é figurativo mas é feito a pensar mais na composição das ' linhas de força' ou linhas de perspectiva do que na realidade da imagem. A cor negra (ausência de luz) é usada para fazer sobressair o efeito das formas e da cor e com o evoluir da pintura inicia -se um meticuloso trabalho de procura de equilíbrio entre as cores e o movimento das ' linhas de força' e as formas ou pontos ora mais ora menos luminosos.
Desde 1983 até ao presente realizou inúmeras exposições individuais e coletivas. Tem quadros vendidos em diversas colecções particulares em Portugal e no estrangeiro e em alguns museus.
Residiu em Coimbra, Costa Nova (Aveiro) , Alentejo litoral , Lisboa e Figueira da Foz .














Sem comentários:

Enviar um comentário

Participa com o teu comentário. Ele será útil para o debate e/ou, se for o caso, poderá ajudar a melhorar esta página. Obrigada