terça-feira, 9 de março de 2021

Podcast "Portugal 1939-1945", da autoria do jornalista Carlos Guerreiro - conversa sobre o Projeto "Dever de Memória" do Agrupamento de Escolas de Carregal do Sal.


Foi no dia 25 de fevereiro que ouvimos a entrevista sobre o projeto UNESCO “Dever de Memória-Jovens pelos Direitos Humanos” do nosso Agrupamento em forma de Podcast, da autoria do jornalista Carlos Guerreiro, da RTP Ensina.
O objetivo deste encontro era partilhar o que se tem feito em prol da homenagem e divulgação de Aristides de Sousa Mendes, natural de Cabanas de Viriato, concelho de Carregal do Sal, onde as professoras exercem a sua atividade docente e coordenam o referido projeto. O mote partiu do conceito “SER Consciência…” que tem despoletado várias ações na comunidade educativa e civil.
Esta iniciativa representa mais um motivo de orgulho e honra, para o Agrupamento e para a equipa, o reconhecimento do trabalho pedagógico desenvolvido junto dos alunos e da comunidade, pois os ensinamentos e valores de Aristides Sousa Mendes são intemporais e cada vez mais prementes na atualidade. Nas palavras do autor “As professoras Dores do Carmo e Josefa Reis dinamizam o Dever de Memória, uma iniciativa que recorda e celebra Aristides de Sousa Mendes e a sua intervenção em Bordéus em 1940 quando entregou milhares de vistos a refugiados que procuravam abandonar a França em desespero. As primeiras iniciativas foram desenvolvidas no Agrupamento de Escolas de Carregal do Sal - concelho onde se integra a freguesia de Cabanas de Viriato, local de nascimento de Sousa Mendes - há pouco menos de uma década, mas rapidamente cresceu raízes em todo o país e mesmo no estrangeiro. É para sabermos um pouco mais sobre o "Dever de Memória" e os seus projectos que conversámos com ambas as professoras.”

                                                                                                              Dores do Carmo e Josefa Reis


https://www.portugal1939-1945.org/ep-02-o-dever-e-a-memoria/?fbclid=IwAR2p3iHZKvkwyKaqGihUQWjdHUo6lu1sqGH_OuHB2d812Ug7t4yQ_OU4qlE

Sem comentários:

Enviar um comentário

Participa com o teu comentário. Ele será útil para o debate e/ou, se for o caso, poderá ajudar a melhorar esta página. Obrigada