terça-feira, 30 de novembro de 2021

“Testemunhos da Memória” com Leah Rozenfeld Sills

 


O passado mês de outubro foi um mês de boa memória para o projeto UNESCO, Aristides de Sousa Mendes foi homenageado com honras de Panteão Nacional no dia 19, e na mesma semana, uma descendente da família Rozenfeld,  Leah Rozenfeld, filha de Stefan Rozenfeld, portador de um visto, emitido em Bordéus pelo cônsul e radicada nos Estados Unidos, deslocou-se muito generosamente ao Agrupamento, para apresentar o testemunho sobre a história de vida do pai, dinamizando três sessões destinadas aos alunos. 



 A primeira apresentação decorreu no dia 21 e foi   destinada aos alunos de 8ºD e 9ºD da Escola   Básica Aristides de Sousa Mendes. Nesta sessão   os alunos revelaram uma atitude de grande   interesse, mostrando gratidão pelo privilégio de  participarem na atividade.  A habitual hospitalidade   e o calor humano das colegas da coordenação, e restantes membros da comunidade escolar deste estabelecimento, e a partilha da narrativa do seu pai e avós deram o mote para a felicidade da  oradora, que de forma muito expressiva fez a partilha.


No dia 22 e já na Escola Secundária, Leah dinamizou uma sessão destinada aos alunos de 10º ano do Curso de Línguas e Humanidades e a segunda sessão destinou-se aos alunos participantes na visita de estudo a Auschwtiz- Birkenau, realizada no passado mês de setembro. Estas sessões foram muito participadas, os alunos colocaram várias questões no espaço aberto para debate, o que é bem revelador do interesse e curiosidade suscitados nos alunos.


No final desta atividade, a oradora mostrou-se muito emotiva pela oportunidade de partilhar a narrativa com este público do agrupamento e por se encontrar na terra natal do diplomata que salvou a sua família, que muito provavelmente seria vítima do holocausto, como o foi o seu tio-avô, Piotr Rozenfeld (Peter). Sublinhou que tem para com o cônsul Sousa Mendes uma enorme dívida de gratidão, porque foi a sua coragem e bondade que permitiu a sua vida.

O balanço desta experiência de aprendizagem é muito positivo, sobretudo pelo exemplo de solidariedade e humanismo, em tempos tão difíceis, de Aristides de Sousa Mendes. Uma palavra de gratidão para com a Direção do Agrupamento, pelo apoio e carinho com que abraçou a iniciativa, e à assistente operacional Fátima Caldeira, pela sensibilidade e simpático gesto no toque de beleza e cor do centro de mesa. Um profundo agradecimento pelo testemunho à preletora. 

Filme - Facebook

 

A equipa UNESCO, Dores do Carmo e Josefa Reis

Fotos: Dores do Carmo e Josefa Reis

Cartaz: Josefa Reis






Sem comentários:

Enviar um comentário

Participa com o teu comentário. Ele será útil para o debate e/ou, se for o caso, poderá ajudar a melhorar esta página. Obrigada