segunda-feira, 17 de janeiro de 2022

Honras de Panteão a Aristides de Sousa Mendes


 

O dia 19 de outubro de 2021 foi um dia marcante e inolvidável, para a família, para os entusiastas da causa, ao nível nacional e internacional, para o nosso o país e para o mundo. Uma das grandes figuras da história do séc. XX, Aristides de Sousa Mendes, foi agraciado com honras de Panteão Nacional, em Lisboa. 

Aprovada em Assembleia da República, em junho de 2020, a resolução nº 47, por proposta da deputada Joacine Katar Moreira, a iniciativa consistiu na colocação de um cenotáfio neste espaço, onde o país presta a maior das homenagens a autores de grandes feitos: na história nacional, na literatura, na cultura, no desporto, na música e, neste caso, a esta figura que defendeu os valores humanos, colocando a VIDA acima da sua e da sua família, em desobediência a ordens superiores no contexto do regime do Estado Novo, exemplo maior do altruísmo, da solidariedade e  da tolerância.


A cerimónia contou com a presença de membros do governo e de deputados, de familiares, de representantes de organizações ligadas à causa, mas também de alguns descendentes de refugiados salvos pelos vistos do cônsul-geral, emitidos, na sua maioria, em Bordéus, em junho de 1940. A equipa do projeto “Dever de Memória – jovens pelos direitos humanos”, Dores Fernandes e Josefa Reis, teve o privilégio e a honra de estar presente, corolário de todo o trabalho de homenagem e de divulgação que tem vindo a desenvolver há mais de duas décadas, dentro e fora da comunidade educativa, sobretudo nos últimos oito anos integrado no projeto em desenvolvimento como escola associada da rede UNESCO.


Este evento foi abrilhantado com música do Coro do Teatro Nacional de S. Carlos e pelos discursos e testemunhos de portadores e descendentes de vistos gravados e projetados para os presentes na cerimónia, enaltecendo o ato deste humanista, momentos muito emotivos que permanecerão na memória dos que o viveram. No Panteão Nacional perpetuar-se-á esta memória, através da placa evocativa aí colocada, lembrando aos visitantes que há seres humanos notáveis e heróis que não podem ser esquecidos.

Dores do Carmo e Josefa Reis

Fotos e vídeo: Josefa Reis
















Sem comentários:

Enviar um comentário

Participa com o teu comentário. Ele será útil para o debate e/ou, se for o caso, poderá ajudar a melhorar esta página. Obrigada