terça-feira, 19 de julho de 2022

Professor Mordecai Paldiel profere Palestra sobre Aristides de Sousa Mendes

 


A palestra do dia 10 de maio, na EB Aristides de Sousa Mendes, ficou nos anais do projeto “Dever de Memória - jovens pelos direitos humanos” para memória futura e, estamos em crer, que também terá marcado os alunos do 3º ciclo deste estabelecimento. Não é sempre que temos o privilégio de participar numa conferência dinamizada por um ilustre orador. O Professor Mordecai Paldiel é um historiador norte-americano, antigo Diretor do Departamento dos Justos do Yad Vashem (Memorial para a lembrança dos heróis e vítimas do holocausto, em Jerusalém) e atualmente membro do Conselho de Administração da Sousa Mendes Foundation. Encontrando-se em visita ao nosso país, deslocou-se a Cabanas de Viriato, para conhecer a Casa do Passal e manifestou interesse em conhecer, também, o trabalho desenvolvido no âmbito do projeto UNESCO sobre esta temática, tendo-se disponibilizado para proferir uma palestra destinada aos alunos da Escola Básica ASM.

A visita do Professor iniciou-se com o percurso através do Tributo ASM no exterior da Escola, tendo como guia a Professora Josefa Reis, membro da equipa UNESCO. Este conjunto escultórico impressionou-o pelo seu simbolismo, tecendo, por isso, um enorme elogio à sua execução por envolver toda a escola, e, por conseguinte, criar um clima de sensibilização e divulgação do ato do cônsul natural de Cabanas de Viriato.


Seguiu-se a conferência destinada aos alunos, na qual o palestrante começou por abordar o dilema de Sousa Mendes: a decisão a tomar face ao sofrimento humano, com que se deparou, em 1940, na cidade de Bordéus e por outro lado o dever de obediência, no âmbito das suas funções, a leis que considerava contra a humanidade. A sua consciência ditou a obediência aos valores da humanidade e não ao governo, sofrendo as consequências desse ato de bondade. Continuou a sessão, a partir da interação com a plateia, a propósito do conceito de “Justo entre as Nações” e dos critérios para esse reconhecimento.

A terminar sensibilizou a plateia de alunos para, a exemplo de Aristides de Sousa Mendes, seguirem sempre a sua consciência e dizerem não a leis injustas, pautando a sua vida pelos valores da humanidade e do respeito pelo outro. 


 Dores Fernandes e Josefa Reis

Fotos: Josefa Reis

Sem comentários:

Enviar um comentário

Participa com o teu comentário. Ele será útil para o debate e/ou, se for o caso, poderá ajudar a melhorar esta página. Obrigada