terça-feira, 11 de abril de 2023

DIA INTERNACIONAL EM MEMÓRIA DAS VÍTIMAS DO HOLOCAUSTO 27 DE JANEIRO DE 2023


O dia 27 de janeiro, Dia em Memória das Vítimas do Holocausto, foi mais uma vez assinalado no Agrupamento de Escolas de Carregal do Sal, uma iniciativa dinamizada pelo projeto “Dever de Memória – jovens pelos direitos humanos”. As turmas de 3º ciclo e as do ensino secundário de todas as Escolas do Agrupamento, leram em sala de aula, de forma síncrona durante a manhã, um poema, previamente disponibilizado pela equipa do referido projeto, alusivo ao holocausto e à libertação do campo de Auschwitz.
No âmbito desta evocação, a equipa acolheu junto da Casa do Passal o grupo de alunos do Curso Profissional de Técnico de Animação Turística, da Escola Secundária de Molelos, acompanhados pelas docentes responsáveis.
Neste local, a professora Dores do Carmo, coordenadora do referido projeto, partilhou a história de vida do cônsul Aristides de Sousa Mendes. Seguidamente, já no exterior da Escola Básica ASM, estes alunos foram acolhidos pelos alunos do 8º E, tendo a oportunidade de realizar uma visita guiada ao “Tributo ASM 2004…50 anos de Memórias” (Re)visitar Sousa Mendes, pela docente e subcoordenadora do referido Projeto UNESCO Josefa Reis, possibilitando a descoberta dos elementos escultóricos que contam, de forma visual, a vida do cônsul contextualizada na narrativa histórica proferida anteriormente. De seguida, os alunos realizaram um workshop artístico, sob a orientação da mesma professora, constituído por pintura em azulejo, atividade que suscitou enorme interesse e empenho e lhes proporcionou a reflexão e a expressão dos sentimentos e valores inspirados na temática, no ato de ASM e nos direitos humanos. Lembramos que esta iniciativa tem por objetivo dar continuidade ao Mural “Ser Consciência…” patente no átrio deste estabelecimento de ensino.
Após o almoço, e já na Escola Secundária, o grupo visitante juntou-se aos alunos da turma A de 11º, e depois de uma breve palestra acerca desta efeméride e da necessária contextualização, realizaram em grupo, constituído por alunos de ambas as Escolas, um jogo denominado “Caça ao Testemunho”. Esta atividade pretendia funcionar, também, como quebra-gelo. Ao visionamento do vídeo com o testemunho de uma sobrevivente do holocausto (Francine Cristophe), seguiu-se a leitura dos testemunhos encontrados nos vários esconderijos da Escola e o debate que se revelou muito enriquecedor, proporcionando o levantamento de muitas questões e a reflexão sobre aspetos fundamentais decorrentes de ideologias racistas e extremistas. Possibilitou, ainda, a extrapolação para a atualidade e o sublinhar dos valores da tolerância, do respeito pelo outro e do diálogo para resolução dos conflitos, numa perspetiva da construção de um mundo melhor e de paz, pelo que consideramos muito positivo o balanço da iniciativa. Estamos em crer que perdurará na memória destes alunos o legado de Aristides de Sousa Mendes.

#DeverdeMemória.

Dores Fernandes e Josefa Reis

Fotos-Josefa Reis e Dores do Carmo








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