quarta-feira, 24 de outubro de 2018

Seminário “Ensinar sobre o Holocausto e os Direitos Humanos – aprender com o passado e agir para o futuro”

  
De 4 a 7 de outubro a equipa UNESCO do Agrupamento de Escolas de Carregal do Sal participou num Seminário Internacional, intitulado  "Learning from the Past, Acting for the Future-Teaching about the Holocaust and Social Justice”  “Ensinar sobre o Holocausto e Justiça Social - Aprender com o passado, Agir para o futuro”, organizado pela Memoshoá, Associação Memória e Ensino do Holocausto, em parceria com a TOLI, The Olga Lengyel Institute for Holocaust Studies and Human Rights.
 O acolhimento do grupo dos professores selecionados começou com a entrega das pastas de documentação, seguida de um cocktail de boas-vindas no pátio do Salão Nobre do Edifício-Sede da Junta de Freguesia do Lumiar (Palácio das Conchas). Seguiu-se a receção pelas palavras do anfitrião, Presidente da Junta de Freguesia do Lumiar, Pedro Delgado, e de Esther Mucznik, em representação da Memoshoá, seguida pelo discurso de outras individualidades, como Arthur Berger, da TOLI, Raphael Gamzou, embaixador de Israel em Portugal, Todd Miyahira, Relações Públicas da Embaixada dos EUA, Luís Barreiros, da IHRA, Eulália Alexandre, da DGE e Oana Nestian-Sandu, da TOLI que apresentaram as motivações do respetivo seminário. No final, os presentes foram brindados com um momento musical, que encantou pela singular música tradicional israelita.


Esta formação, que teve lugar na Junta de Freguesia do Lumiar, em Lisboa, destinada a professore/educadores, dos vários níveis de ensino e disciplinas mais diversas, revelou-se uma excelente oportunidade de aprendizagem sobre a abordagem do tema Holocausto e os Direitos Humanos em sala de aula, quer pela elevada qualidade das conferências proferidas, quer pelo trabalho prático em grupo e debates, e ainda, pela partilha de experiências.
Durante os dias do seminário, foram várias as abordagens do tema em estudo, que culminaram sempre num espaço de reflexão e trabalho em formato Workshop, nomeadamente “Identidade, estereótipos, preconceitos e discriminação: Pirâmide do ódio”, dinamizada por Oana NestianSandu, formadora da TOLI, “Os “outros” na hierarquia da memória” de Esther Mucznik, “O papel de Portugal durante o Holocausto”, conferência de Irene Pimentel, da Universidade Nova de Lisboa, “Observadores passivos, observadores ativos e colaboradores: atitudes em relação aos Judeus durante o Holocausto”, conferência de Oana Nestian-Sandu e Arthur Berger da TOLI; Os portugueses no Sistema de Campos de Concentração Nazi” Conferência de Cláudia Ninhos, da Universidade Nova de Lisboa, e “A segunda geração de sobreviventes do Holocausto: um passado complexo, uma reflexão para o presente - A influência do Holocausto na Escrita de Edna Shemesh”, conferência de Edna Shemesh.
Os testemunhos de sobreviventes do holocausto e de familiares marcados pela história de vida dos seus pais, nomeadamente a escritora Edna Shemesh e Mário Zilberberg suscitaram grande interesse entre os professores e várias e oportunas intervenções. A visita a lugares de memória da cultura judaica, em Lisboa, foi mais atividade que se revelou de interesse para os participantes e uma mais-valia desta formação. 
Digno de registo foi a presença atenta e muito interventiva de membros dos órgãos de administração da TOLI, as dinâmicas postas em prática por parte da formadora Oana Nestian- Sandu, do Instituto TOLI, cujo objetivo primordial é proporcionar o desenvolvimento de atividades e a formação de Professores e Educadores, nos Estados Unidos da América e na Europa, no âmbito do ensino do holocausto, outros genocídios e dos Direitos Humanos.

Esta organização foi criada como forma de dar continuidade ao trabalho de Olga Lengyel, uma sobrevivente e detentora de memórias do Holocausto que decidiu dedicar a sua vida à educação de futuras gerações, no âmbito da shoá e da pertinência da sua atualidade. A história de vida de Olga serviu de base e inspiração para o romance “A escolha de Sofia”, de William Styron. Os seminários promovidos pela TOLI têm por base uma metodologia que privilegia o diálogo, a escrita e a aprendizagem num ambiente colaborativo. A participação nesta formação visa permitir inspirar os docentes a ensinar, de forma criativa e significativa, temáticas como o Holocausto e outros genocídios. Todos os professores, que participam nas iniciativas levadas a cabo pela TOLI, tornam-se membros da “TOLI’s Holocaust Educators Network”, partilhando, assim, estratégias, materiais pedagógicos e ideias que podem ser usadas nas suas escolas e nas suas próprias aulas.

O balanço da participação nesta formação é muito positivo, pela reflexão e aprendizagem enriquecedoras, mas também porque estamos em crer que trazendo as lições decorrentes do Holocausto para o mundo dos nossos dias, os professores tornam-se uma poderosa força de intervenção no tecido social. Deste modo, ao ensinar esta temática cronologicamente transversal, os docentes, nas suas salas de aula e na comunidade educativa tornam-se agentes de mudança social.


Dores Fernandes e Josefa Reis
Fotos: Josefa Reis


Sem comentários:

Enviar um comentário

Participa com o teu comentário. Ele será útil para o debate e/ou, se for o caso, poderá ajudar a melhorar esta página. Obrigada