domingo, 27 de janeiro de 2019

Evocação do Dia em Memória das Vítimas do Holocausto
















No âmbito do Projeto UNESCO, a evocação do Dia Internacional em Memória das Vítimas do Holocausto foi assinalada no dia 25 de janeiro, numa atividade destinada aos alunos do 9 e do 12º ano do curso Línguas e Humanidades do Agrupamento de Escolas de Carregal do Sal, designada “Encontros de autor 2019”, com a historiadora Dra.Cláudia Ninhos, que apresentou uma palestra subordinada ao tema “Portugueses nos Campos de Concentração do III Reich”, temática que tem investigado.

A apresentação, perante uma plateia numerosa e interessada de alunos e professores, iniciou-se com a abordagem sobre o conceito do holocausto (shoah em hebreu) no contexto da 2ª Guerra Mundial e da segregação racial no regime nazi, principalmente o antissemitismo.
Para além desta iniciativa, a comemoração integra, ainda, a exposição ”100 Palavras…umas boas, outras NÃO”, patente no Museu Manuel Soares de Albergaria, de 23 de janeiro a 28 de fevereiro, a qual é constituída por uma série de fotografias que contextualiza o tema da 2ª Guerra Mundial, o Holocausto e um registo de lugares de memória deste acontecimento histórico. Nesse contexto, convidamos o observador a visitar a exposição em epígrafe, que tem como objetivo central evocar o dia 27 de janeiro de 1945, dia em as tropas soviéticas libertaram do campo de concentração de Auschwitz cerca de 7 mil prisioneiros, entre estes 500 crianças, consagrado pela ONU como Dia Internacional em Memória das Vítimas do Holocausto.

A assinalar o início da comemoração desta efeméride, realizou-se, no dia 16 do corrente, a palestra destinada à turma D do 5º ano, sobre a 2ª Guerra Mundial, o holocausto e o ato humanitário de Aristides de Sousa Mendes, dinamizada pela docente Josefa Reis, membro do Projeto UNESCO. Esta palestra teve maior enfoque na figura, da História Local, Aristides de Sousa Mendes, na Biblioteca da Escola Básica Aristides de Sousa Mendes, tendo-se desenvolvido na sequência do desafio da Professora Elisa Morais e no âmbito do Projeto "Aristides de Sousa Mendes, ou Humanidade personificada”, que consta de um intercâmbio entre estudantes da Escola de Ensino Elementar Aristides de Sousa Mendes, de Bordéus (França) e esta Escola do Agrupamento.

Toda esta dinâmica de partilha visa a sensibilização dos alunos para a temática da 2ª Guerra Mundial, do Holocausto e dos Direitos Humanos, com o objetivo de alertar consciências numa filosofia de “Estudar o passado, para compreender o presente e prevenir o futuro”. A nossa esperança é a de que as gerações vindouras interiorizem valores e um sentido de vida, para que tais horrores não voltem a acontecer e se construa um mundo de igualdade e de respeito pelo outro.
Texto-Josefa Reis e Dores do Carmo
Fotos e cartaz-Josefa Reis









Sem comentários:

Enviar um comentário

Participa com o teu comentário. Ele será útil para o debate e/ou, se for o caso, poderá ajudar a melhorar esta página. Obrigada