segunda-feira, 25 de fevereiro de 2019

Projeto “Dever de Memória” acolhe alunos do Agrupamento de Escolas de Stª Comba Dão



Os dias 30 de janeiro e 6 de fevereiro, ainda a assinalar o Dia Internacional das Vítimas do Holocausto, encheram o nosso coração. Dando continuidade à componente pedagógica do Projeto “Dever de Memória – Jovens pelos Direitos Humanos”, a equipa acolheu e orientou a visita ao jazigo, onde jaz Aristides de Sousa Mendes (no cemitério de Cabanas de Viriato) e à Casa do Passal, em jeito de homenagem a este herói, das turmas de 9º ano, acompanhados pelos professores do Agrupamento de Escolas de Santa Comba Dão, no âmbito do projeto “Sound of Silence” que se encontra a dinamizar. No segundo dia, foi anfitrião na Casa do Passal, o membro da FASM, Dr. Luís Fidalgo que gentilmente cedeu do seu tempo para calorosamente receber o grupo.
Junto do jazigo, foi realizada a leitura expressiva do poema de Primo Levi “Se isto é um Homem”, que se refere à desumanidade e à indiferença face à dor e ao sofrimento nos campos de concentração e de extermínio, no contexto da Segunda Guerra Mundial.
Na Casa do Passal, os alunos revelaram-se interessados e empenhados em continuar a conhecer a história do Cônsul, nomeadamente as consequências da sua desobediência à Circular 14 emanada pelo regime do Estado Novo e o destino da sua família. A perspetiva da requalificação do interior da Casa e a futura musealização foram outros assuntos que suscitaram a sua curiosidade.

Os grupos mostraram uma atitude respeitosa e de admiração por Aristides de Sousa Mendes e levaram, seguramente, a mensagem para as suas vidas: o testemunho da sua ação corajosa e os valores que a fundamentaram. O grupo de professores presente sublinhou a necessidade de, nos dias de hoje, erradicar ódios e cultivar a tolerância e o respeito pelo outro, não em abstrato, mas na Escola e na comunidade onde estão inseridos. Uma realidade que urge que todos interiorizemos.
 Para memória futura, o Agrupamento de Escolas de Santa Comba Dão foi agraciado, pelo Projeto “Dever de Memória”, com a fotografia dos dois grupos de alunos e um certificado de participação sob a forma de passaporte, elemento emblemático do Projeto.
O grupo de professores e de alunos merecem os parabéns pela iniciativa, estes últimos também pelo “saber estar e ser”, o que nos deixa com a convicção de que é importante educar para a humanidade que há em nós. Fica a esperança de que tenham levado a mensagem para a sua vida e na relação com o próximo. Estamos cientes de que a educação é mais do que o currículo académico e que é fundamental a formação para os valores e para os direitos humanos dos nossos alunos, pois o nosso objetivo é contribuir com mais uma pedra para a construção de um mundo melhor.
Dores do Carmo e Josefa Reis
Fotos: Josefa Reis





Sem comentários:

Enviar um comentário

Participa com o teu comentário. Ele será útil para o debate e/ou, se for o caso, poderá ajudar a melhorar esta página. Obrigada