domingo, 24 de novembro de 2019

Exposição de pintura “Dikhotomias” e a beleza… no Museu Municipal de Carregal do Sal
   

Patente no Museu Manuel Soares de Albergaria, em Carregal do Sal, está desde o início de outubro e até ao próximo dia 30 de novembro de 2019, a exposição “Dikhotomias” de Josefa Reis, docente do Agrupamento de Escolas de Carregal do Sal, licenciada em Pintura pela ARCA-EUAC e mestre em Artes Plásticas.


A Professora Josefa Reis exerce, paralelamente, a sua atividade como artista Plástica, contando com várias exposições coletivas e individuais no seu currículo, desde 1990. Algumas das suas obras constam de coleções particulares em Portugal e no estrangeiro. Não se confinando à sua função da docência em sala de aula desenvolve, também, um trabalho meritório no âmbito do projeto “Dever de Memória – jovens pelos direitos humanos”, cujo enfoque é a ação de Aristides de Sousa Mendes no contexto da II Guerra Mundial e do holocausto. Pela sua mão a arte ganha vida nos inúmeros trabalhos artísticos e gráficos, com o propósito de veicular os valores alicerçados no exemplo do cônsul, natural do concelho de Carregal do Sal.



As suas composições artísticas revelam movimento e dinamismo pictórico, numa sistemática desconstrução da imagem visual, explorada pela geometria e volumetria das formas e das texturas, expostas numa paleta cromática de tons e contrastes, facilmente apreciáveis nas telas que integram esta exposição.



“Dikhotomias”, porque, segundo a artista, é um conjunto de obras entendidas como duas partes do mesmo todo, em geral contrárias, como a noite e o dia, o bem e o mal, o preto e o branco, o céu e o inferno. Foram estas pulsões a motivação para a execução desta mostra de trabalhos, alicerçada em conceitos como a inquietude, o medo, a força, a alegria e a angústia, entre outros que orientam as nossas vivências e reflexões.



A ARTE, um dos maiores Valores da Vida Humana é expressão de sensibilidade e de liberdade criativa. Parabéns à artista pelo alcance deste desiderato.


Dores Fernandes

Sem comentários:

Enviar um comentário

Participa com o teu comentário. Ele será útil para o debate e/ou, se for o caso, poderá ajudar a melhorar esta página. Obrigada