sábado, 11 de janeiro de 2020

Ser Refugiado e Acolhido por dois dias






Uma experiência vivida por alunos da disciplina de Educação Moral Religiosa Católica, da Escola Secundária Alves Martins, Viseu, do Agrupamento de Escolas de Carregal do Sal e do Agrupamento de Escolas Tomaz Ribeiro, de Tondela.



Nos dias 14 e 15 de dezembro, em Cabanas de Viriato, na Escola Básica Aristides Sousa Mendes, a atividade denominada "CAMPO DE ACOLHIMENTO DE REFUGIADOS” reuniu alunos do Ensino Secundário, da disciplina de Educação Moral e Religiosa Católica, da Escola Secundária Alves Martins – Viseu, do Agrupamento de Escolas de Carregal do Sal e do Agrupamento de Escolas Tomaz Ribeiro, de Tondela. Foram 70 os alunos que aceitaram fazer esta “travessia” e arriscar viver esta experiência, que começou com a receção dos jovens junto à Casa do Passal, residência do humanista Aristides de Sousa Mendes e a entrega do respetivo passaporte, elemento emblemático do projeto UNESCO do Agrupamento de Escolas de Carregal do Sal, que simboliza o ato do cônsul e representa a identidade e a segurança de cada um.
Tendo como ponto de partida a vida num Campo de Refugiados, desprovido de conforto e de algumas condições a que se está habituado diariamente, desde logo a liberdade de fazer o que se quer e a ausência da família, foram recriadas situações de vida num campo de refugiados, sendo que se procurou valorizar o acolhimento.
Para a concretização do campo colaboraram e estiveram presentes entidades que deram a conhecer a sua forma de atuação em situação de refugiados ou de defesa dos mais frágeis, como a GNR, através do Destacamento Territorial de Santa Comba Dão e do Destacamento de Intervenção - Secção Cinotécnica.
Os alunos foram, ainda, “envolvidos” pelos testemunhos de dois elementos da Polícia Marítima que estiveram na Grécia, no resgate no mar de migrantes e refugiados, no âmbito da missão Frontex e de um jovem voluntário da Plataforma para os Refugiados que experienciou a vida real de um campo de refugiados na Grécia e que atualmente colabora no projeto Palhaços d’Opital.
Participaram, também, na dinamização desta atividade, estruturas do Agrupamento de Escolas de Carregal do Sal, o Projeto UNESCO “Dever de memória - jovens pelos direitos humanos”, cujas coordenadoras desenvolveram com os participantes um trabalho de descoberta da pessoa de Aristides Sousa Mendes, a partir de uma palestra e de um jogo didático, sensibilizando para um momento de reflexão através da construção do Mural da Consciência. Contou, ainda, com a colaboração da turma do Curso de Proteção Civil, através da simulação de incêndio.
Eram objetivos desta atividade: contribuir para formar consciências esclarecidas, fomentando o desenvolvimento do sentido crítico; sensibilizar para a importância da proteção humanitária; valorizar a família, a cultura e a realidade em que se vive e incentivar dinâmicas de serviço e de partilha.
Estamos em crer que foram alcançados plenamente estes objetivos. 
Esta foi, sem dúvida, uma experiência humana única que complementou o percurso académico dos alunos que nela participaram, levando-os a refletir sobre a condição e a dignidade humana.

Ficámos com a convicção que estes jovens ficaram despertos para nunca desistir de lutar pela vida, independentemente do contexto e de encontrar novas razões para acreditar que têm o “poder de mudar o mundo”.

A organização































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